Bullying e Relação Professor-Aluno: Percepções de Estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Karen Cristina Alves Lamas Universidade São Francisco
  • Eduarda Rezende Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Altemir José Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Bullying, agressividade, interação professor-aluno, ambiente da sala de aula.

Resumo

Para associar bullying e relação professor-aluno, 443 estudantes do quarto ao nono de escolas públicas com idade média em anos de 12,25 (DP = 2,21) responderam duas medidas de autorrelato. O Questionário de Bullying que identifica papeis, contextos e formas dessa agressão e a Escala de Relação Professor-Aluno que avalia afinidade e conflito com docentes foram aplicados em sala de aula. Identificou-se alta prevalência de bullying, sendo que aproximadamente 20% dos estudantes foram vitimizados. As salas de aula são o contexto onde as agressões ocorrem mais frequentemente. As percepções dos agressores quanto às suas relações com os professores foram mais negativas que as dos pares. As variáveis bullying e relação professor-aluno não se apresentaram de modo uniforme nos anos escolares investigados. Os resultados sugerem que as intervenções devem ser focadas nos papeis dos professores em sala de aula e devem ser adaptadas às necessidades de cada série.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Cristina Alves Lamas, Universidade São Francisco

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutoranda em Psicologia pela Universidade São Francisco.

Eduarda Rezende Freitas, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Altemir José Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em psicologia pela PUC-Campinas, professor adjunto do departamento de Psicologia da UFJF e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Lamas, K. C. A., Freitas, E. R., & Barbosa, A. J. G. (2013). Bullying e Relação Professor-Aluno: Percepções de Estudantes do Ensino Fundamental. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/11738

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)