O Ф da fotografia (lado b)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37902

Palavras-chave:

Roland Barthes, Fotografia, Câmara Clara

Resumo

Em 1979, diante da fotografia da mãe falecida, Roland Barthes escreveu os 48 pequenos capítulos de A Câmara Clara. Publicado em 1980, jamais deixou de ser debatido, admirado, criticado. Esse debate, no entanto, raramente serviu para alargar seu alcance ou aprofundar seus insights. Reduzido a um pequeno número de citações, a multidimensionalidade do texto se perdeu. Esse artigo é a segunda parte de uma releitura do ensaio onde os conceitos são pensados como episódios e a exegese subordina-se às tramas da narrativa. Os aspectos priorizados nesse Lado-B de phi (Ф) são: puncta, a palinódia, interfuit, eidos e aoristo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Lissovsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. The Coming Community. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.

AZEVEDO, Paulo César; LISSOVSKY, Mauricio. Escravos brasileiros do século XIX na Fotografia de Christiano Jr. São Paulo: Ex-Libris, 1988.

BARTHES, Roland. O Óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1989.

BAZIN, André. “Ontologia da imagem fotográfica”. In: BAZIN, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 19-26.

BENVENISTE, Émile. Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard, 1966.

CADAVA, Eduardo; CORTÉS-ROCCA, Paola. “Notes on Love and Photography”. October, [s. l.], v. 116, Spring, p. 3-34, 2006. https://doi.org/10.1162/octo.2006.116.1.3.

DELEUZE, Gilles. Cinema I: A Imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense: 1985.

DERRIDA, Jacques. “The Deaths of Roland Barthes”. In: DERRIDA, J. The Works of Mourning. Chicago: University of Chicago Press, 2001. p. 31-68.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud e Marx: Theatrum Philosoficum. Porto: Anagrama, 1980.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de saber. Rio de Janeiro; Graal, 1982.

FRADE, Pedro Miguel. Figuras do Espanto: a fotografia antes da sua cultura. Porto: Edições Asa, 1992.

GAFFIOT, Félix. Dictionaire Illustré Latin-Français. Paris: Hachette, 1934.

HUSSERL, Edmund. A Ideia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1990.

LÉVINAS, Emmanuel. La realidad y su sombra. Madrid: Editorial Trotta, 2001.

LISSOVSKY, Mauricio; BLANK, Thaís. “Catástrofe do sentido e urgência da montagem: o Brasil em 3 fotogramas alemães dos anos 1930”. Devires, [s. l.], v. 7, n. 1, 2010.

LISSOVSKY, Mauricio. Pausas do Destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Lissovsky, M. (2020). O Ф da fotografia (lado b). Revista FAMECOS, 27(1), e37902. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37902

Edição

Seção

Audiovisual