Experiências midiatizadas de escuta

Como o rádio se insere no ecossistema midiático atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.37141

Palavras-chave:

Rádio, Experiência midiatizada de escuta, Podcast, Mídia sonora, Midiatização

Resumo

Este artigo apresenta o conceito de “experiências midiatizadas de escuta”, isto é, as vivências e ações dos indivíduos relacionadas ao consumo de produções sonoras em diferentes meios, como o rádio hertziano, streaming musical e podcasts. A partir dessa descrição, o rádio é avaliado como uma entre várias experiências disponíveis no ecossistema midiático contemporâneo, impactado pelos processos de midiatização profunda que transformam as relações entre pessoas e mídias. O consumo midiático via sistemas na internet, amparado na geração e gestão de dados dos usuários, se tornou processo interacional de referência. Assim, as mídias ocupam espaço singular na construção da realidade. Ao focarmos a “experiência”, abrem-se novas possibilidades de compreensão da mídia sonora. Portanto, torna-se relevante observar como a indústria radiofônica está se adaptando ao novo contexto. Para isso, são apresentados resultados de uma pesquisa recente, conduzida em três diferentes regiões brasileiras. Conclui-se que, apesar de relevantes, os investimentos na experiência do ouvinte ainda são limitados.

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Biografia do Autor

Daniel Gambaro, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP, Brasil.

Doutor e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; pós-doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa, PB, Brasil; graduado em Rádio e Televisão pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, SP, Brasil; professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Gambaro, D. (2021). Experiências midiatizadas de escuta: Como o rádio se insere no ecossistema midiático atual. Revista FAMECOS, 28(1), e37141. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.37141

Edição

Seção

Mídia e Cultura