Critérios de noticiabilidade distorcem a realidade de bairros que recebam cobertura da imprensa diária

Autores

  • Beatriz Dornelles Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Sandra Modena Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3440

Palavras-chave:

Notícia, jornal de bairro, Diário Gaúcho

Resumo

Este trabalho trata das representações possíveis por parte dos cidadãos em relação a um determinado bairro, no qual residem, formadas a partir da leitura de um jornal popular diário, o Diário Gaúcho, e pela leitura de um jornal de bairro, que conta com a participação dos moradores da mesma localidade, o Noticiário. A metodologia parte da Teoria da Representação Social (MOSCOVICI), tendo como técnicas de análise de conteúdo a pesquisa quantitativa e qualitativa, entrevistas, objetivando o levantamento da realidade do local a partir da leitura das edições do Diário Gaúcho de 10 a 17 de janeiro, fevereiro, março e abril de 2006 e as edições de janeiro, fevereiro e abril do jornal de bairro mensal - O Noticiário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Sandra Modena, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

DORNELLES, Beatriz Corrêa Pires. Jornalismo “comunitário” em cidades do interior: uma radiografia das empresas jornalísticas: administração, comercialização, edição e opinião dos leitores. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004.

______. Imprensa Comunitária: Jornais de Bairro de Porto Alegre. In: HAUSSEN, Doris Fagundes (ORG). Mídia, imagem e cultura. [s.l.]: EDIPUCRS, 2000. p. 103-126.

GUARESCHI, Pedrinho; BIZ, Osvaldo (Orgs.). Diário Gaúcho: que discurso, que responsabilidade social? Porto Alegre: Evangraf, 2003.

GUARESCHI, Pedrinho et. All. Os construtores da informação: Meios de Comunicação, Ideologia e Ética. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

MELO, José Marques de. Estudos de Jornalismo Comparado. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Arte e Comunicação/livraria Pioneira Editora, 1972.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. Jornalismo comunitário. São Paulo: Contexto, 2005.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Os Jornais de Bairro na cidade de São Paulo. São Paulo: [s.e.], 2003.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Memória dos Bairros: Restinga. Porto Alegre: [s.e.], 1990.

PROENÇA, Jose Luiz. Contribuição para o estudo do jornal de bairro como elemento de integração das comunidades na metrópole. São Paulo: USP, 1984. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicação e Artes da universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo, 1984.

RONCHETTI, Gustavo. Mídia, violência e Sistema Penal: o Caso do Jornal Diário Gaúcho. In GUARESCHI, Pedrinho; BIZ, Osvaldo

(Orgs.). Diário Gaúcho: que Discurso, queResponsabilidade Social? Porto Alegre: Evangraf, 2003.

RÜDIGER, Francisco. Tendências do jornalismo. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 1993.

SCHÖREDER, Celso Augusto. O sensacionalismo envergonhado. In GUARESCHI, Pedrinho; BIZ, Osvaldo (Orgs.). Diário Gaúcho: que Discurso, que Responsabilidade Social? Porto Alegre: Evangraf, 2003.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Dornelles, B., & Modena, S. (2008). Critérios de noticiabilidade distorcem a realidade de bairros que recebam cobertura da imprensa diária. Revista FAMECOS, 14(33), 97–105. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3440

Edição

Seção

Entre Educação e Jornalismo