Cinema tentacular: poéticas das profundezas e a imagem do Octópode

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.32730

Palavras-chave:

Octópodes. Cinema. Pós-Humanismo.

Resumo

Este trabalho examina uma série de diferentes obras nas quais os polvos e cefalópodes em geral podem ser pensados como criaturas particularmente “cinematográficas”. Das representações populares, em filmes como Tentacles (1977), aos documentários, como Amours de la Pieuvre (1965), ou a filmes experimentais, como Mon Homme (Poulpe) (2016), a meta deste percurso será esclarecer, por um caminho “tentacular”, por que razão a animalidade constitui uma das vias de acesso privilegiadas ao cinema, segundo André Bazin e Raymond Bellour.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Felinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ)

Pesquisador do CNPq e professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro − UERJ. Pós-Doutorado em Teorias da Mídia Alemã, pela Universität der Kunste Berlin, e Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro − UERJ.

Referências

ANDERSON, Roland. 20.000 Tentacles under the Sea: Cephalopods in Cinema. Of Sea and Shore, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 79-84, Summer 1992.

BELLOUR, Raymond. Le corps du cinema: hypnoses, émotions, animalités. Paris: P.O.L, 2009. https://doi.org/10.3917/rai.038.0125

CAILLOIS, Roger. La pieuvre: essai sur la logique de l’imaginaire. Paris: La Table Ronde, 1973.

COURAGE, Katherine Harmon. Octopus! The most mysterious creature in the sea. New York: Penguin, 2013.

DANEY, Serge. The screen of fantasy (Bazin and Animals). In: MARGULIES, Ivone. Rites of realism: Essays on corporeal cinema. Durham: Duke University Press, 2003. https://doi.org/10.1215/9780822384618-004

DELEUZE, Gilles; GUATT ARI, Felix. Qu’est-ce que la philosophie? Paris: Les Éditions de Minuit, 1991. https://doi.org/10.7202/027380ar

DELUCAS, Gonzalo. Vida secreta de las sombras: Imágenes del fantástico en el cine francés. Barcelona: Paidós, 2001.

DURAND, Gilbert. Les structures anthropologiques de l’imaginaire. Paris: Bordas, 1969.

ELLIS, Richard. Monsters of the sea: The history, natural history, and mythology of the oceans’ most fantastic creatures. New York: Knopf, 1992.

FAY, Jennifer. Seeing/Loving Animals: André Bazin’s Posthumanism. Journal of Visual Culture, London, v. 7, n. 1, p. 41-64, 2008. https://doi.org/10.1177/1470412907088175

FELINTO, Erick. Vampyroteuthis: a segunda natureza do cinema – a matéria do filme e o corpo do espectador. Flusser Studies 10. Lugano: Universitá della Svizzera Italiana, 2010.

FELINTO, Erick. Oceano digital: Imaginário marinho, tecnologia e identidade em Vilém Flusser. Galáxia, São Paulo, v. 39, p. 110-123, set./dez. 2018. https://doi.org/10.1590/1982-255434444

FLUSSER, Vilém. Vampyroteuthis infernalis: Eine abhandlung samt befund des Institut Scientifique de Recherche Paranaturaliste. Göttingen: European Photography, 2002.

FLUSSER, Vilém. Seres de um outro mundo. In: FELINT O, Erick; SANTAELLA, Lucia. O Explorador de abismos: Vilém Flusser e o pós humanismo. São Paulo: Paulus, 2012. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12905

FLUSSER, Vilém. Vampyroteuthis Infernalis. São Paulo: Annablume, 2011.

FOUCAULT , Michael. Oeuvres Paris: Gallimard, 2015. 2 v.

FREUD, Sigmund. Obas psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976. (Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. XVII). https://doi.org/10.1590/s1415-47142011000300012

GODFREY-SMITH, Peter. Other minds: the octopus, the sea, and the deep origins of consciousness. New York: Farrar, Strauss and Giroux, 2016. https://doi.org/10.1007/s10539-018-9650-2

HARRINGTON, Erin. Women, monstrosity and horror film: Gynaehorror. London: Routledge, 2018. https://doi.org/10.4324/9781315546568

HELMREICH, Stefan. Alien ocean: anthropological voyages in microbial seas. Berkeley: University of California Press, 2009. https://doi.org/10.1111/j.1467-9655.2010.01661_35.x

JUE, Melody. Vampire Squid Media. Grey Room n. 57. Cambridge: The MIT Press, 2014. https://doi.org/10.1162/grey_a_00155

LIPPIT, Akira Mizuta. Electric animal: Toward a rhetoric of wildlife. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000. https://doi.org/10.1162/leon.2009.42.3.269

MELLAMPHY, Dan; MELL AMPHY, Nandita Biswas. From the digital to the tentacular, or from iPods to cephalopods: Apps, traps, and entrées-without-exit. In: MILLER, Paul D.; MATVIYENKO, Svitlana. The imaginary app. Massachussets: The MIT Press, 2014. https://doi.org/10.7551/mitpress/9820.003.0025

MONTGOMERY, Sly. The soul of an octopus: a surprising exploration into the wonder of consciousness. New York: Atria Books, 2015.

PAINLEVÉ, Jean. Scientific film. In: BELL OWS, Andy Masaki; McDOUGALL, Marina; BERG, Brigitte. Science is fiction: the films of Jean Painlevé. Cambridge: The MIT Press, 2000. https://doi.org/10.1086/385168

PETERS, John Durham. The marvelous clouds: toward a philosophy of elemental media. Chicago: The University of Chicago Press, 2015.

RICHARDSON, Michael. Otherness in Hollywood Cinema. New York: Continuum, 2010.

ROBERTI, Bruno; ORDINE, Bruno. Ambivalenza dell’ainimalitá. Conversazione con Nuccio Ordine. Fata Morgana Cosenza: Pellegrini, 2011. v. 14.

RUGOFF, Raplh. Fluid Mechanics. In: BELL OWS, Andy Masaki; McDOUGALL , Marina; BERG, Brigitte. Science is fiction: the films of Jean Painlevé. Cambridge: The MIT Press, 2000. https://doi.org/10.1086/385168

SARDAR, Ziauddin. Introduction. In: SARDAR, Ziauddin; CUBITT , Sean. Aliens R us: the other in science fiction cinema. London: Pluto Press, 2002. https://doi.org/10.3366/film.2003.0020

SCHMITT , Carl. Land und wesen: Eine weltgeschichtliche betrachtung. Stuttgart: Klett-Cota, 2011. 1942.

STAROSIELSKI, Nicole. Beyond fluidity: a cultural history of cinema underwater. In: CUBITT , Sean; RUST, Stephen; MONANI, Salma (org.). Ecocinema: Theory and practice. New York: Routledge, 2013.

STEELE, Edward J. e outros. Cause of cambriam explosion – Terrestrial or cosmic?. Progress in biophysics and molecular biology, Oxford, v. 136, p. 3-23, Aug. 2018.

SZENDY, Peter. Kant chez les extraterrestres: philosofictions cosmopolitiques. Paris: Minuit, 2011.

TALERICO, Danielle. Interpreting sexual imagery in Japanese prints: a fresh approach to Hokusai’s ‘diver and two octopi’. Impressions, New York, n. 23, p.24-41, 2001.

THACKER, Eugene. Tentacles longer than night. Winchester: Zero Books, 2015. (Horror of philosophy v. 3).

VVAA. Fata Morgana n. 14: Animalitá. Cosenza: Università della Calabria, 2011.

WILSON, Eric. The republic of Cthulhu: Lovecraft, the Weird Tale and conspiracy theory. Goleta: Punctum Books, 2016.

WOODARD, Ben. Slime dynamics. Winchester: Zero Books, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

Felinto, E. (2019). Cinema tentacular: poéticas das profundezas e a imagem do Octópode. Revista FAMECOS, 26(3), e32730. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.32730

Edição

Seção

Cinema