Explorando a noção de presença em ambientes de aprendizagem remotos

Autores

  • Federico Casalegno Massachusetts Institute of Technology dos Estados Unidos da América

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.24.3268

Palavras-chave:

Ambientes de aprendizado, Dinâmica comunicacional, Mídia colaborativa

Resumo

Neste artigo discutimos questões relacionadas à comunicação e dinâmicas sociais que caracterizam a colaboração remota entre comunidades distantes. Essas observações surgem de pesquisas etnográficas realizadas em um workshop colaborativo envolvendo estudantes do MIT-Massachusetts Institute of Technology com outras universidades ou empresas privadas. O foco do artigo é a noção de presença. Esta noção é analisada através de três diferentes aspectos relacionados: a presença de informação, a presença de ferramentas de comunicação e, finalmente, a presença de pessoas. Estas análises dão indicações sobre como melhorar espaço de design para aprendizagem e colaboração remota usando ferramentas de comunicação multimídia interativas.

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Biografia do Autor

Federico Casalegno, Massachusetts Institute of Technology dos Estados Unidos da América

Federico Casalegno, Associate Professor of the Practice, is the Founder and Director of the MIT Mobile Experience Lab at the Massachusetts Institute of Technology, SHASS, program in Comparative Media Studies. He has been awarded honorary professorships by the Glasgow School of Art, University of Glasgow and the Jiangnan University School of Design in Wuxi, China. A social scientist with an interest in the impact of networked digital technologies on human behavior and society, Prof. Casalegno both teaches and leads advanced research at MIT, and designs interactive media to foster connections between people, information and physical places using cutting-edge information technology.

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Publicado

2008-04-12

Como Citar

Casalegno, F. (2008). Explorando a noção de presença em ambientes de aprendizagem remotos. Revista FAMECOS, 11(24), 84–92. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.24.3268

Edição

Seção

Dossiê IAMCR 2004