Da necessidade de um operador conceitual para analisar a experiência de múltiplas telas enquanto tendência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41733

Palavras-chave:

Experiência de múltiplas telas, Concepção peirceana de teleologia, Formas culturais

Resumo

O uso pela audiência de múltiplos dispositivos conectados à Internet enquanto assistindo TV é um fenômeno global. Associada a esta experiência reconfigurada de TV, os anunciantes têm apontado o risco de redução de patrocínios quando utilizado o modelo de negócios de venda de audiências (devido à distração do público), e as emissoras têm mencionado viver um dilema para definir a alternativa a adotar para habilitar um controle relativo da materialização da experiência de TV reconfigurada pela audiência. No artigo é apresentada a possibilidade de definir um operador conceitual para equacionar o cenário, abordando a materialização daquela experiência enquanto tendência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marquioni, Pesquisador autônomo, Rio Claro, SP, Brasil.

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), em Curitiba, PR, Brasil. No momento da publicação do artigo, o autor conduz investigação de pós-doutorado vinculada à Facultad de Información y Comunicación da Universidad de la Republica (UdelaR), no Uruguay.

Referências

ANDACHT, Fernando; MICHEL, Mariela. The predictable and accidental journey of the self as semiosis. In: CONFERENCE OF THE SEMIOTIC SOCIETY OF AMERICA, 33., 2008, Houston. Proceedings […]. Ottawa: Legas Press, 2009. p. 357-362.

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BLAKE, James. Television and the second screen: interactive TV in the age of social participation. London: Routledge Taylor and Francis Group, 2017.

CASEY, Neil et al. Television studies: the key concepts. London: Routledge Taylor & Francis Group, 2002.

GIOVANI, Luciano Junior; MARQUIONI, Carlos Eduardo. Televisão em múltiplas plataformas: Análises e reflexões acerca do desenvolvimento de apps para canais de venda de produtos. Cambiassu, São Luís, v. 15, n. 25, p. 80-96, jan./jun. 2020.

GRAY, Jonathan; LOTZ, Amanda D. Television studies. Cambridge: Polity Press, 2012.

HALL, Stuart. Codificação/Decodificação. In: SOVIK, Liv (org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 365-381.

HULSWIT, Menno. Teleology. In: Digital Encyclopedia of Charles S. Peirce. Disponível em: http://www.digitalpeirce.fee.unicamp.br/hulswit/p-telhul.htm. Acesso em: 24 abr. 2019.

KILPP, Suzana. Tele-visões em interfaces contemporâneas. Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 1-15, set./dez. 2018.

MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sobre preparação cultural, atenção e distração nos modos de assistir TV: uma análise do caso da experiência de múltiplas telas. Conexão, Caxias do Sul, v. 17, n. 33, p. 39-59, jan./jun. 2018.

MILLER, Daniel. Stuff. Cambridge: Polity Press, 2010.

PEIRCE, Charles S. Collected papers of C. S. Peirce. Organized By Charles Hartshorne, Paul Weiss e Arthur Burks. Cambridge: Harvard University Press, 1931-58.

RANSDELL, J. Teleology and the autonomy of the semiosis process. In: Arisbe: The Peirce gateway. [S. l.]: 1997. Disponível em: https://arisbe.sitehost.iu.edu/menu/library/aboutcsp/ransdell/AUTONOMY.HTM. Acesso em: 21 nov. 2010.

WILLIAMS, Raymond. Culture is ordinary. In: GABLE, Robin (ed.). Resources of hope: Culture, Democracy, Socialism. Londres: Verso, 1989. p. 3-18.

WILLIAMS, Raymond. The long revolution. Peterborough: Broadview Press Ltd., 2001.

WILLIAMS, Raymond. Television: Technology and Cultural Form. Padstow: Routledge Classics, 2005.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Marquioni, C. E. (2022). Da necessidade de um operador conceitual para analisar a experiência de múltiplas telas enquanto tendência. Revista FAMECOS, 29(1), e41733. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41733

Edição

Seção

Cibercultura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)