Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33095

Palavras-chave:

Algoritmos. Laboratório de Plataforma. Subjetividade.

Resumo

O extensivo e ininterrupto monitoramento de nossas ações online integram as engrenagens de um investimento econômico que direciona imensos volumes de dados para aplicação de estratégias de modificação do comportamento humano. Nesse contexto, observamos um aumento do interesse tecnocientífico, econômico e social em processos algorítmicos de extração e utilização de dados psíquicos e emocionais. Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre essa Economia Psíquica dos Algoritmos, enfatizando sua inquietante dimensão laboratorial. Analisando casos recentes e aspectos da arquitetura das plataformas digitais, mostraremos como o uso desses dados articula três camadas: a econômica; a epistemológica; e a de gestão e controle comportamental. Notaremos que o cruzamento dessas camadas tornam as fronteiras  entre o laboratório e a vida social extremamente tênues, o que nos convoca a recolocar o problema das relações entre ciência, tecnologia e sociedade nesse novo cenário.

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Biografia do Autor

Fernanda Glória Bruno, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.

Anna Carolina Franco Bentes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.

Paulo Faltay, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Bruno, F. G., Bentes, A. C. F., & Faltay, P. (2019). Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento. Revista FAMECOS, 26(3), e33095. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33095

Edição

Seção

Cibercultura