Casa dos Artistas 3: comunicação e ideologia

Autores/as

  • Roberto Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3254

Palabras clave:

Comunicação, ideologia, poder

Resumen

A partir de 2000, um novo gênero ganhou notoriedade na televisão brasileira. É o Reality Show, que vem ocupando espaços, em diferentes horários, em várias emissoras. O presente ensaio fará algumas reflexões sobre a Casa dos Artistas 3, do SBT. Contemplará, sobretudo, a partir de sua discursividade, as questões ideológicas, estabelecendo uma concepção de subjetividade na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2010); Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Citas

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

______. Freud e Lacan – Marx e Freud. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

BARTHES, Roland. Ensaios Críticos. Lisboa: Edições 70, 1971.

______. Mitologias. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

_______. Aula. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

_______. O Rumor da Língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

ELIADE, Mircea. Trate d’histoire dês Religions. Paris: Payot, 1949.

FREUD, Sigmund. A Interpretação dos Sonhos. v. 2 Rio de Janeiro: Imago, 1987.

LACAN, Jacques. O Seminário: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise, livro 11. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

ORWELL, George. 1984. 27. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

SODRÉ, Muniz e PAIVA, Raquel. O Império do Grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

Publicado

2008-04-12

Cómo citar

Ramos, R. (2008). Casa dos Artistas 3: comunicação e ideologia. Revista FAMECOS, 11(23), 109–118. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3254

Número

Sección

Media