A grande arte: da transgressão do noir ao ilhar “de fora” na adaptação cinematográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.32451

Palavras-chave:

Cinema brasileiro. Noir. Ficção de mainstream.

Resumo

O propósito deste artigo é avaliar a adaptação cinematográfica do romance A Grande Arte no filme lançado em 1991. Mobiliza o artigo o problema: o filme sinaliza um ponto de retificação de uma das marcas identitárias do cinema brasileiro ao comportar uma propositura audiovisual tecnicamente elevada que se afasta da tradição do “cinema pobre”. Uma vez que o romance de Rubem Fonseca realiza uma aclimatação transgressiva do noir em sua matriz norte-americana, que implicações possui o filme de Walter Salles, na trajetória de nosso cinema, ao aliar-se ao padrão do filme policial norte-americano em seu “padrão de qualidade”? Em termos metodológicos, o artigo é tomado por envergadura analítico-interpretativa ancorada em procedimentos de análise fílmica, aliados a contribuições a respeito do cinema noir e interpretações sobre a trajetória do cinema brasileiro. O artigo busca fornecer subsídios às discussões sobre relações interculturais no cerne dos gêneros da ficção midiática contemporânea.

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Biografia do Autor

Marcelo Magalhães Bulhões, Universidade Estadual Paulista, Bauru (SP)

Livre-docente (Unesp) em Teoria Literária, Doutor em Literatura Brasileira (USP) e Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Graduação em Jornalismo da Unesp – FAAC. É autor dos livros A Ficção nas Mídias: um Curso sobre a Narrativa nos Meios Audiovisuais (Ática, 2009), Jornalismo e Literatura em Convergência (Ática, 2007), Leituras do Desejo: o Erotismo no Romance Naturalista Brasileiro (Edusp, 2003), Literatura em Campo Minado: a Metalinguagem em Graciliano Ramos e a Tradição Literária Brasileira (Annablume, 1999), A Carne – Júlio Ribeiro (Organizador); (Ateliê, 2002), Jornalismo, Literatura e Violência: a Escrita de João Antônio (UNESP/FAAC, 2005), além de diversos artigos em livros e revistas na área de Comunicação e Letras.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Bulhões, M. M. (2019). A grande arte: da transgressão do noir ao ilhar “de fora” na adaptação cinematográfica. Revista FAMECOS, 26(3), e32451. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.32451

Edição

Seção

Cinema