A virtualidade como reencantamento da aprendizagem

Autores/as

  • Dulci Boettcher Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.19.3188

Palabras clave:

Comunicação, internet, reencantamento

Resumen

Este artigo descreve algumas reflexões resultantes de minha pesquisa de Mestrado e tem como eixo principal a utilização das novas tecnologias de informação e sua relação com o sujeito. A experiência vivenciada no ambiente multimeio, através da utilização da Internet, permitiu observar alterações significativas de conhecimento/subjetividade nos envolvidos, considerando o envolvimento da totalidade do ser na virtualidade, no entrelaçamento do racional e do emocional, e, dessa forma, agregando qualidade à vida dos sujeitos e trazendo de volta o encantamento perdido com a educação tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dulci Boettcher, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul

Citas

BATESON, Gregory. Steps to an ecology of mind. New York The University of Chicago Press, 1999.

BERGSON, Henry. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70, 1988.

BOETTCHER, Dulci Marlise. O uso da Internet na aprendizagem de inglês como língua estrangeira na região de Santa Cruz do Sul. Dissertação de Mestrado - UNISC, Santa Cruz do Sul, 2001.

KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. São Paulo: Papyrus, 1999.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34, 1995 e 1999.

_____________. A árvore do conhecimento. São Paulo: Escuta, 1995.

_____________. O que é o virtual? São Paulo: 34, 1996.

____________. Inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.

____________. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999 e 2000.

MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

___________. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

Publicado

2008-04-11

Cómo citar

Boettcher, D. (2008). A virtualidade como reencantamento da aprendizagem. Revista FAMECOS, 9(19), 81–87. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.19.3188

Número

Sección

Nuevas tecnologías