Caminhos para a construção de uma política de comunicação para a qualidade: o papel das Relações Públicas

Autores/as

  • Cleusa Maria Andrade Scrofernekerz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.15.3129

Palabras clave:

Comunicação, universidade, qualidade

Resumen

O presente artigo apresenta uma breve discussão sobre a implantação do programa de qualidade total, bem como uma reflexão sobre as possibilidades de construção de uma política ou políticas de comunicação de qualidade e para a qualidade na universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleusa Maria Andrade Scrofernekerz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

BUARQUE, Cristovan. A aventura da universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

CHANLAT, Alain e BÉDARD, Renée. “Palavras: a ferramenta do executivo”. In: O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1993.

CHAUÍ, Marilena. “A universidade em ruínas”. In: A universidade em ruínas na república dos professores. Petrópolis/RJ: Vozes, Porto Alegre/RS: CIPEDES, 1999.

_____.”Universidade, ética e cidadania”. 56ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Manaus (AM), 29 a 31 de março de 1993.

DRUCKER, Peter. Administrando em tempos de grandes mudanças.São Paulo: Editora Pioneira, 1995. FREITAS, Sidinéia Gomes. “Cultura organizacional e comunicação”. In: Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997.

GRUNIG, James E. e HUNT, Todd. Managing Public Relations. Orlando: Harcourt Brace Jovanovich College Publications, 1994.

KUNSCH, Margarida M.K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 1989.

______. Universidade e comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

______. “Comunicação integrada nas organizações modernas: avanços e perspectivas no Brasil”. In: Comunicação para o mercado, instituições, mercado, publicidade. São Paulo: EDICON, 1995.

______. Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997.

______. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na Comunicação Organizacional. São Paulo: Summus, 1997.

LOUREIRO, Amilcar Bruno Soares, CAMPOS, Silvia Horst. Guia para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

MADRID, Federico Varona. “Las auditorias de la comunicacion organizacional desde uma perspectiva estadounidense”. Ensayo, 1993.

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.

MOURA, Claudia Peixoto de, SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. “Relações públicas x função política e administração de conflitos/controvérsias nas organizações”. In: Comunicação, marketing, cultura: sentidos da administração, do trabalho e do consumo. São Paulo: ECA/USP: CLC, 1999.

RESTREPPO, J. Mariluz. “Comunicación para la dinámica organizacional”. Colombia: Signo y Pensamiento, n.26 (XIV) Universidad Javeriana: Facultad de Comunicación y Lenguage, 1995.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3.ed. São Paulo: Summus, 1995

Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Scrofernekerz, C. M. A. (2008). Caminhos para a construção de uma política de comunicação para a qualidade: o papel das Relações Públicas. Revista FAMECOS, 8(15), 122–130. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.15.3129

Número

Sección

Teorías