Tony Manero, de Pablo Larrain: moda e alienação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.26829Palabras clave:
Cinema latino-americano. Moda. Chile.Resumen
Este artigo procura analisar o filme Tony Manero, de Pablo Larrain, a partir do fenômeno da moda, deslocando assim a questão da identidade chilena e da indústria cultural estadunidense, que frequentemente são considerados elementos centrais na interpretação da obra, e colocando o foco na forma inquietante a partir da qual Raul, o protagonista do filme, participa de maneira isolada e patológica da febre disco. A partir da análise fílmica, procuraremos mostrar que o que há de inquietante e crítico em Tony Manero não é a imitação de um suposto modelo estadunidense no contexto da ditadura chilena, mas a aceitação de Raul como modelo entre seus próprios colegas. Para isso, além da análise fílmica, nossa metodologia proporá considerações sobre a moda e o fenômeno disco, bem como uma análise sobre o filme referência Embalos de Sábado a Noite.
Descargas
Citas
Barreto, Vinicius; Montoro, Tânia. Representação e ilusão na trilogia do cineasta Pablo Larraín acerca da ditadura no Chile. Cinémas d›Amérique Latine, v. 1, p. 1-10, 2016.
BRUZZI, Stella. Undressing cinema: clothing and identity in the movies. Abingdon: Routledge, 2009, ebook.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP, 2008.
JAMESON, Fredric. Reificação e utopia na cultura de massa. Crítica marxista, v. 1, n. 1, p. 1-25, 1994.
JORDAN, Chris. Gender and class mobility in Saturday Night Fever and Flashdance. Journal of Popular Film and Television, v. 24, n. 3, p. 116-122, 1996. DOI: https://doi.org/10.1080/01956051.1996.9943721.
Lipovetsky, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MONTORO, Tânia; Barreto, Vinicius. A alegoria da identidade chilena no filme Tony Manero (2008), de Pablo Larraín. Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 6, 2015, p. 11-20.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia. Lisboa: Moraes, 1970.
FILMOGRAFIA
Dancing Days. Direção: Daniel Filho, Brasil, 1978-1979. 8700 min (174 capítulos), son.
De Volta para o Futuro Parte III (Back to the Future Part III). Direção: Robert Zemeckis, EUA, 1990. 118 min, son.
Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever). Direção: John Badham, EUA, 1977. 118 min, son.
Grease - nos tempos da brilhantina (Grease). Direção: Randal Kleiser, EUA, 1978. 110 min, son.
No. Direção: Pablo Larraín, Chile, 2012. 118 min, son.
Post Mortem. Direção: Pablo Larraín, Chile, 2010. 98 min, son.
Rango. Direção: Gore Verbinski, EUA, 2011. 107 min, son.
Rocky: Um Lutador (Rocky). Direção: John G. Avildsen, EUA, 1976. 120 min, son.
Tony Manero. Direção: Pablo Larraín, Chile, 2008. 97 min, son.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.