Cultura de rua e políticas juvenis periféricas: aspectos históricos e um olhar ao hip-hop em África e no Brasil

Autores

  • Rosana Martins Pós doutoranda e Pesquisadora Associada no Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  • Miguel de Barros Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas da Guiné-Bissau - INEP
  • Redy Wilson Lima Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.20134

Palavras-chave:

Hip-Hop, Identidade, Estudos Culturais

Resumo

A cultura hip-hop se orienta em torno de estabelecer um projeto coletivo para a sociedade como um todo. Nesse caso, o objetivo do ensaio é analisar as ações culturais do hip-hop em África e Brasil como possíveis mediações para novas práticas de sociabilidade e formas de representação diante aos diversos conflitos presentes no cotidiano. A partir de uma pesquisa bibliográfica centrada na linha teórica dos Estudos Culturais, para pensar o processo de representação social e identitário, e também das conversas informais com os coletivos de hip-hop realizadas no ano de 2012, evidenciamos o hip-hop no papel da democratização da informação, como de novo canal de informação e a inclusão de novos emissores.

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Biografia do Autor

Rosana Martins, Pós doutoranda e Pesquisadora Associada no Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Rosana Martins. Cientista Social pela Universidade de São Paulo- USP. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutoranda e pesquisadora do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Martins é membro The Transnational Lives, Gender and Mobility network (TLM & G) - Institute of Social Sciences - University of Lisbon / European Science Foundation.

Miguel de Barros, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas da Guiné-Bissau - INEP

Miguel de Barros: pós-graduado em Sociologia e Planeamento (Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL, Portugal), investigador no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas da Guiné-Bissau - INEP, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Psicopolítica e Consciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro- NETCCON/URFJ (Brasil) e ainda membro do Conselho para o Desenvolvimento de Pesquisa em Ciências Sociais em África – CODESRIA (Senegal).

Redy Wilson Lima, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL, Portugal

Redy Wilson Lima: formado em Sociologia (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal), doutorando em Estudos Urbanos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa  e Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL, Portugal), investigador colaborador do Centro de Estudos sobre África e América Latina -CEsA/Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade de Lisboa, Portugal. Investigador associado ao Núcleo de Antropologia Visual/Universidade Federal da Bahia (Brasil) e professor assistente convidado no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (Cabo Verde).

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Publicado

2015-05-25

Como Citar

Martins, R., Barros, M. de, & Lima, R. W. (2015). Cultura de rua e políticas juvenis periféricas: aspectos históricos e um olhar ao hip-hop em África e no Brasil. Revista FAMECOS, 22(1), 59–80. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.20134

Edição

Seção

Teorias da Comunicação