A duração fílmica como um problema da teoria e da crítica de cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41019

Palavras-chave:

André Bazin, Duração, Cinema experimental, Composição

Resumo

Este artigo pretende discutir a duração como um problema cinematográfico, a partir de uma investigação genealógica sobre a formulação do conceito de duração na teoria e na crítica de cinema. O artigo pretende comentar três momentos importantes em que o termo adquiriu valor teórico significativo no discurso crítico, de modo a investigar os problemas originais que deram forma ao conceito e a apreciar a sua significância na história do cinema.

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Biografia do Autor

Hermano Callou, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil. Foi professor substituto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2019-2021.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

Callou, H. (2022). A duração fílmica como um problema da teoria e da crítica de cinema. Revista FAMECOS, 29(1), e41019. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41019

Edição

Seção

Cinema