Arquivos públicos e privados no filme de compilação
proposta para uma investigação da imaginação histórica contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.39975Palavras-chave:
Imaginação, História, Arquivos, Cinema, CompilaçãoResumo
Utilizando o filme de compilação como elemento metodológico e delimitador, este artigo pretende apresentar e investigar um arcabouço teórico capaz de respaldar uma investigação entre imaginação histórica e o funcionamento dos arquivos de imagem e som na contemporaneidade. Nossa análise gira em torno das reapropriações das “imagens de arquivo” públicas e privadas realizadas, cada vez mais, por esse tipo de filme. Trata-se de um gesto que vai ao encontro de certa lógica dos arquivos de imagem na cultura contemporânea. Nosso objetivo é propor uma discussão sobre a imaginação histórica que as montagens entre essas imagens heterogêneas ensejam. Como arcabouço teórico, nos apoiamos em uma tradição arqueológica em torno dos campos de estudo do cinema e da comunicação, com ênfase no pensamento de Wolfgang Ernst, Vilém Flusser e Catherine Russel.
Downloads
Referências
BAECQUE, Antoine; DELAGE, Christian. De l’histoire au cinéma. Paris: Editions Complexe, 1998.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
BLÜMLINGER, Christa. Cinéma de seconde main: esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck, 2013.
BRENEZ, Nicole. Montage intertextuel et formes contemporaines du remploi dans le cinéma expérimental. Cinémas, v. 13, n. 1-2, p. 49-67, 2002. https://doi.org/10.7202/007956ar
ERNST, Wolfgang; FAROCKI, Harun. Towards an archive for visual concepts. In: ELSAESSER, Thomas. (Org.). Harun Farocki: working on the sight-lines. Amsterdam:University Press, 2004.
ERNST, Wolfgang; FAROCKI, Harun. Digital memory and the archive. Minnesota: University of Minnesota Press, 2012.
ERNST, Wolfgang; FAROCKI, Harun. Radically de-historicising the archive: decolonising archival memory from the supremacy of historical discourse. L’internationale online, 2016. Disponível em: https://www.internationaleonline.org/research/decolonising_practices/50_radically_de_historicising_the_archive_decolonising_archival_memory_from_the_supremacy_of_historical_discourse/
FARGE, Arlete. O sabor do arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
FELINTO, Erick. Obliscência: Por Uma Teoria Pós-Moderna da Memória e do Esquecimento. Contracampo, n. 13, 2000. https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i05.445
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
FLUSSER, Vilém. Photographie and history. 1991. Disponível em: http://flusserbrasil.com
FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio d’água, 1998a.
FLUSSER, Vilém. O mito do cubo. In: FLUSSER, Vilém. Ficções filosóficas. São Paulo: EdUSP, 1998.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
LEDA, Jay. Films beget films. Nova York: Hill and Wang, 1964.
LINS, Consuelo; REZENDE, Luiz; FRANÇA, Andrea. A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário ensaístico contemporâneo. Revista Galáxia, n. 21, p. 54-67, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/5597
MATUSZEWSKI, Boleslas. Écrits cinématographiques; Une nouvelle source de l’Histoire; La photographie animée. Paris: AFRHC, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. L´historicité du cinema. In: Del’histoire au cinéma. Paris: Editions Complexe, 1998.
RUSSELL, Catherine. Archiveology: Walter Benjamin and archival film practices. Durham: Duke University Press, 2018.
SIMONDON, Gilbert. Imagination et invention (1965–1966). Chatou: Édtions de la transparence, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista FAMECOS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.