Juventudes, cosmopolitismos e consumo midiático
Experiências de pesquisa em Cuba
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.36725Palavras-chave:
Juventudes, Música pop, Consumo midiáticoResumo
Este artigo discute o consumo midiático ligado à música pop entre jovens cubanos a partir de pesquisa de campo de inspiração etnográfica realizada entre os anos de 2016 e 2017 na cidade de Havana, que problematiza as prescrições sobre os estudos sobre juventudes na América Latina. A relevância do estudo está em debater o cosmopolitismo em contextos econômicos e políticos particulares evidenciando diferentes maneiras de construção de ideais de Modernidade. Apresenta uma discussão teórico-conceitual com vistas a auxiliar estudos e análises sobre juventudes realçando os tensionamentos do consumo digital e midiático na ilha socialista. Destaca a consagração de um formato particular de mídia, o “paquete digital” (conjunto de arquivos baixados e compartilhados) que incide no debate sobre acesso à internet em Cuba, disputas políticas e ideológicas referentes ao embargo econômico imposto ao país e tentativas de diálogo do Estado cubano com a juventude.
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