Cidade: palco de cultura e comunicação, espaço de reflexão sobre turismo

Autores

  • Denise da Costa Oliveira Siqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Euler David de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Cidade, Turismo, Pós-modernidade

Resumo

Em Alegorias urbanas: o passado como subterfúgio – tempo, espaço e visualidade na pós-modernidade (Campinas: Papirus, 2006), Susana Gastal retoma a questão da cidade mostrando que o tema é necessário, hoje mais do que nunca. Importante campo de dis- cussão desde a polis grega, a cidade surge na pesquisa de Gastal como referencial para se pensar a pós-modernidade e suas implicações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise da Costa Oliveira Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora pós-doutorada em Sociologia no Centre d'études sur l'actuel et le quotidien da Université Paris-Descartes/Sorbonne. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Informação pela ECO/UFRJ/IBICT/CNPq. Cursou especialização em Sociologia Urbana e graduou-se em Comunicação na UERJ. 

Euler David de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Euler David de Siqueira é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestre em sociologia pela Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutor em sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e pós-doutor em sociologia pela Université Paris Descartes Sorbonne (2009-2011). É professor Associado IV e pesquisador do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ e professor permanente do PPGPACS - Programa de pós-graduação em Patrimônio, cultura e sociedade e do PPGPDS - Programa de pós-graduação em desenvolvimento sustentável. 

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 1993.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: _____. Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974. v. II. p. 37–184.

MORIN, Edgar. O método. v. 4: As idéias: habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 1998.

SIMMEL, Georg. O estrangeiro. In: Simmel. São Paulo: Ática, 1983. Coleção Grandes Cientistas sociais.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Siqueira, D. da C. O., & de Siqueira, E. D. (2008). Cidade: palco de cultura e comunicação, espaço de reflexão sobre turismo. Revista FAMECOS, 14(32). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistafamecos/article/view/3426

Edição

Seção

Resenha

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)