Imagens que pairam: A fantasmagoria das imagens em circulação

Palavras-chave: Imagem. Midiatização. Circulação.

Resumo

Na midiatização se verifica a ascensão das superfícies que, potencializadas pelos protocolos sociossemiotécnicos, acionam memórias e alteram as noções de tempo e de referência. As imagens são inseridas na circulação midiática tanto por instituições jornalísticas quanto por atores sociais que reelaboram os sentidos, mas preservam a força de imagens anteriores. O artigo discute a circulação e, especialmente, as reminiscências da imagem do menino sírio Aylan Kurdi, pois a imagem se presentifica em outras fotografias e vídeos de conflitos na região da Síria. Questiona-se: em que medida a fotografia do menino se instala como uma fantasmagoria? Assim, acionamos a análise empírica e os conceitos de “iconologia dos intervalos” e “nachleben” de Warburg (2013), de corporeidade em Kamper (2016), e dos aportes específicos da midiatização.

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Biografia do Autor

Ana Paula da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo (RS).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCOM-Unisinos). Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos e Mestra em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado
2019-12-17
Como Citar
da Rosa, A. P. (2019). Imagens que pairam: A fantasmagoria das imagens em circulação. Revista FAMECOS, 26(2), e31605. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.31605
Seção
Mídia e Cultura