Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtorno do espectro autista na Associação Pestalozzi de Goiânia – Unidade Renascer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41901

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão escolar, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumo

Este estudo, de cunho qualitativo, objetiva compreender como se dá o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Associação Pestalozzi de Goiânia - Unidade Renascer. Participou da pesquisa uma professora do Atendimento Educacional Especializado da referida instituição, que trabalha com alunos com TEA. Para coleta de dados, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e realizada uma análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição. Os dados foram transcritos e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos desvelam questões importantes sobre os objetivos do AEE a serem alcançados pelas crianças com autismo, bem como aos planos de intervenções desenvolvidos tomando como base suas necessidades. Além de descrever a organização dos atendimentos e as práticas pedagógicas desenvolvidas pela docente preconizadas pela metodologia TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Limitações), buscou-se compreender a adequação do comportamento e o processo de socialização para favorecer a construção da autonomia, de acordo com suas particularidades. Ademais, a presente investigação evidencia a relação entre professor do AEE, professor da rede regular de ensino e família da criança com TEA, e também os materiais pedagógicos e recursos multifuncionais utilizados nos atendimentos. Por fim, conclui-se que o trabalho pedagógico desenvolvido pela docente na sala do AEE está em consonância com os documentos nacionais que preconizam a inclusão, portanto decorrem da tentativa de romper as barreiras impeditivas à construção do conhecimento e à ocorrência de relações dialógicas e alteritárias entre os indivíduos.

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Biografia do Autor

M´árcia Sacramento Rocha, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás, Brasil; mestranda em Antropologia Social pelo PPGAS em mesma instituição.

Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

Doutora e mestra em Educação pela UniversidadeFederal de Pernambuco (UFPE); graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO); professora do magistério superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade na FE/UFG.

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá-PR (Cesumar) e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); professor do magistério superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Rocha, M. S., Oliveira, A. F. T. de M., & Araújo, M. P. M. (2021). Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtorno do espectro autista na Associação Pestalozzi de Goiânia – Unidade Renascer. Educação Por Escrito, 12(1), e41901. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41901

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios