Astronomia e matemática

Oficinas como atividades de enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41888

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, Astronomia, Matemática, Enriquecimento curricular, Inclusão

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar as potencialidades e limitações de uma experiência didática de enriquecimento curricular por meio de oficinas de astronomia e matemática direcionadas a estudantes com altas habilidades/superdotação. Amparados pela legislação vigente, estudantes superdotados têm direito ao Atendimento Educacional Especializado. As atividades foram desenvolvidas no âmbito de uma sala de recursos em uma escola pública no Distrito Federal. Os participantes foram 16 estudantes matriculados na referida sala. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo-exploratório ancorado no conceito de pesquisa da própria prática. Os resultados mostraram que as atividades desenvolvidas convergiram para o que se propõe como Enriquecimento do Tipo II (RENZULLI, 2018). No entanto, algumas limitações foram observadas relacionadas, essencialmente, à disponibilidade de recursos materiais e de formação continuada.

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Biografia do Autor

Weberson Campos Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, DF, Brasil; Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), em Brasília, DF, Brasil; mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Modalidade Profissional) da Universidade de Brasília (PPGEMP/UnB), em Brasília, DF, Brasil; professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em Brasília, DF, Brasil. Membro do Grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil e Pós-Doutor em Educação pelo ProPEd (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Profissional e Acadêmico) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), em Brasília, DF, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM).

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Ferreira, W. C., & Moreira, G. E. (2021). Astronomia e matemática: Oficinas como atividades de enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/superdotação. Educação Por Escrito, 12(1), e41888. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41888

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios