Por um estado do conhecimento da formação de professores para o uso de tecnologias na educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.35371Palavras-chave:
Formação de professores, Tecnologias na educação, Políticas de formação docenteResumo
Por meio da realização de um estado do conhecimento, o texto tem por escopo fazer uma síntese de informações sobre a formação de professores para o uso das tecnologias na educação, tendo por base uma análise de dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação brasileiros, entre os anos de 2009 a 2017. Com esta pesquisa em forma de estado do conhecimento, busca-se identificar os principais apontamentos de pesquisadores sobre o tema da formação de professores para a utilização das tecnologias na educação e a sua relação com as políticas públicas de incentivo ao uso de tecnologias em processos educativos. Ao findar a análise das dissertações e teses escolhidas para este estudo, observa-se que a inserção da tecnologia nos processos educativos esbarra na falta de estrutura física nas escolas e nas universidades e, principalmente, na questão da formação de professores para esse fim.
Downloads
Referências
BARRETTO, E. S. S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 20, n. 62, p. 679-701, set. 2015. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206207.
BASSO, I. Formação continuada de professores: competências e uso da linguagem digital. 2009. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006: Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 21 jan. 2019.
CARDOSO, L. C. Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência em um espaço híbrido de formação: o terceiro. 2016. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.
CRUZ, C. H. A. Tecnologia e Educação: a experiência no Núcleo Tecnológico Municipal de Rio das Ostras. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, 2015.
ELKE, T. M. B. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente Inicial: um estudo no curso de Pedagogia da UFMA. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2014.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, a. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.
GADELHA, A. C. O Sujeito professor e sua trajetória (auto) biográfica para o processo de inclusão digital na escola. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2013.
GAMA, D. A. O que narram professores e professoras sobre seu processo de formação docente? Da formação inicial às experiências cotidianas. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
KELIS, E. C. Estágio Supervisionado: Formação Inicial dos Licenciandos da Unemat/Cáceres para o uso da tecnologia digital. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2013.
MACHADO, L. L. Informática Educativa: elementos para uma proposta de formação continuada de professores. 2011. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo. 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento da Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: encurtador.com.br/bvCN8. Acesso em: 21 jul. 2018.
MORAN, J. M; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MOREIRA, C. G. L. Vai ter que ser uma aula normal? Letramento digital, formação de professores e tecnologias na escola. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Centro Federal de Educação Tecnológica, Minas Gerais, 2013.
NETO, A. S. Do aprender ao ensinar com as tecnologias digitais: mapeamento dos usos feitos pelos professores. 2015. 394 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
NÓVOA, A.; M, I. L.; CORREIA, R.; GIL, L. S. Profissão, professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.
PACHECO, J. A.; FLORES, A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1995.
PIORINO, G. I. P. A formação do professor e o desenvolvimento de competências pedagógico-digitais: experiência em escola pública que participa do Projeto UCA. 2012. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
PONTES, E. L. F. Cultura digital na formação inicial de pedagogos. 2016. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 522 de 09/04/1997. Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 22 nov. 2017.
RIBEIRO, M. N. B. Educação e Tecnologia: um olhar para a formação a partir do trabalho docente.2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica de Petrópolis. 2013.
ROMANOSWSKI, J. P. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. Tese (Doutorado) -- Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102014-134348/pt-br.php. Acesso em: 22 nov. 2017.
ROMANOSWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set. /dez. 2006. Disponível em: http://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/as-pesquisasdenominadas-do-tipo-estado-da-arte-em-educac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 22 nov. 2017.
SALGADO, R. TICs em sala de aula: mediação para novas práticas de ensino e aprendizagem. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.
SANTOS, J. G. Desenvolvimento profissional docente para as tecnologias de informação e comunicação. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
SILVA, S. C. O. Formação inicial de professores e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: busca de padrões orientadores. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
SILVA, M. C. Professores usuários de tecnologias: concepções e usos em contextos educacionais. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
SCHUCHTER, L. H.; BRUNO, A. R. ESCOLA.EDU: as políticas públicas de formação docente para o uso das tecnologias digitais na rede municipal de ensino de Juiz de Fora. 2017. Tese (Doutorado em Educação) -- UFJF, Juiz de Fora, 2017.
SPAGNOLO, C. Formação continuada de professores e projeto PROUCA: reflexões acerca do prazer em ensinar apoiado por tecnologias digitais. 2013.
f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
SÚNEGA, P. B. C. A Formação de professores nas tramas do virtual. 2016. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
VIEIRA, P. L. Formação Docente e Tecnologias Digitais: estudo de caso da pedagogia da Unifesp sob enfoque Dialógico. 2017. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação Por Escrito
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.