Dotação e talento

Um olhar na teoria de Gagné

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.35339

Palavras-chave:

Modelo de Diferenciação de Dotação e Talento, Modelo de Desenvolvimento de Capacidades Naturais, Modelo Integrado de Desenvolvimento do Talento, Dotação, Talento

Resumo

Os desafios impostos no contexto da transição da sociedade da informação à sociedade do conhecimento exigem que os professores possuam um conjunto de competências para atingir o ideal escolar e social de igualdade e inclusão. Posto isso, os docentes hão de atender às necessidades dos discentes alvo da Educação Especial. Eis a importância do Modelo Compreensivo de Desenvolvimento do Talento, que facilita a identificação dos discentes com dotação e promove ferramentas para o desenvolvimento de seus talentos. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é apresentar o Modelo Integrado de Desenvolvimento do Talento (IMDT), aos professores, como uma nova proposta para o atendimento às necessidades especiais dos discentes com Dotação e Talento. A metodologia proposta pela pesquisa é descritiva e explicativa, com referências teóricas publicadas por meios escritos e eletrônicos, que incluem livros e publicações periódicas que abordam os estudos atuais sobre a matéria. As principais publicações originais sobre o IMDT foram lidas e analisadas, assim como foi realizado com comentadores. Como resultado, observou-se a necessidade de uma oportuna identificação de estudantes com dotação, a importância de um planejamento de atividades constantemente desafiadoras e um conteúdo significativo, que promova o processo integral de desenvolvimento do talento.

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Biografia do Autor

Alberto Abad, Universidade CUT, México; Universidad del Desarrollo Profesional (UNIDEP), México.

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Estudos de Fronteira pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduações em Psicologia e Administração. Professor de Psicologia na Universidade CUT e na Universidad del Desarrollo Profesional (UNIDEP), México.

Thaís Marques Abad, Faculdade Atual, Macapá, AP, Brasil.

Especialista em Novas Linguagens e Novas Abordagens para o Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Atual, Macapá. Graduada em Licenciatura Plena em Letras e Literaturas Vernáculas com Habilitação em Língua Portuguesa. Funcionária Pública da Secretaria de Educação do Estado do Amapá. Professora orientadora e de atendimento a alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Centro de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (CAAHS/AP).

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

Abad, A., & Abad, T. M. (2021). Dotação e talento: Um olhar na teoria de Gagné. Educação Por Escrito, 12(1), e35339. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.35339

Edição

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Artigos