O conceito de formação e a dinâmica do seu sentido no curso da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33337

Palavras-chave:

Formação. Pensamento Ocidental. Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o sentido atribuído ao conceito de formação ao longo do tempo, no curso da história. Ao pesquisar a formação, deparamo-nos, inevitavelmente, com a simplicidade de uma temática com a qual lidamos cotidianamente em nossas vidas, como também com o caráter complexo proveniente das características singulares que a humanidade, no decorrer da sua trajetória, ajudou a constituir, em seus diferentes espaços e tempos, a respeito desse conceito. Vem desse movimento, a necessidade de tecermos um olhar cuidadoso para as nuances que estão compondo a ideia de formação, sobretudo, no campo da educação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica. Para composição do seu referencial teórico instrumentalizamo-nos com a leitura de: Rousseau, Kant, Gadamer, Jaeger e Hermann. Dessa forma, apresenta como resultado um resgate histórico do pensamento ocidental, evidenciando o sentido do que os gregos denominaram paideia, os latinos, humanitas, os alemães, bildung e que hoje chamamos formação.

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Biografia do Autor

Anthony Fábio Torres Santana, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, RS).

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE.

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS, São Cristóvão, SE).

Lucas de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE.

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS, São Cristóvão, SE).

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

Torres Santana, A. F., Feldens, D. G., & Carvalho, L. de O. (2020). O conceito de formação e a dinâmica do seu sentido no curso da história. Educação Por Escrito, 11(1), e33337. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33337

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