Aplicação Pedagógica dos Preceitos Legais: possibilidades para e na gestão escolar humanizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.32870

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Gestão Escolar Humanizadora, Legislação da Educação, Educação Humanista.

Resumo

O artigo tem por tema a gestão escolar humanizadora e a aplicação pedagógica dos preceitos legais. O objetivo da investigação foi analisar a abordagem humanista na educação contemporânea a fim de propor princípios para uma gestão escolar humanizadora. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa, de análise documental e revisão de literatura. Os dados foram analisados com base na técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Os resultados apontam para a possibilidade de uma gestão escolar humanizadora e para a aplicação pedagógica dos preceitos legais. Assim, consideramos a importância de salientar que o quesito de atender aos preceitos legais requer sua aplicação pedagógica para que não se torne uma tarefa somente burocrática, dissociada de uma gestão cujos sujeitos estejam engajados em um projeto educativo humanizador.

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Biografia do Autor

Ane Patrícia de Mira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS.

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil). Mestra em Educação, pela Universidade La Salle; professora de Língua Espanhola na Educação Básica da rede privada de ensino. É integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional e Escolar, do PPG de Educação da Unisinos e do NETE (Núcleo de Estudos sobre a Tecnologia na Educação), do PPG em Educação da Unilasalle Canoas.

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

Mira, A. P. de. (2020). Aplicação Pedagógica dos Preceitos Legais: possibilidades para e na gestão escolar humanizadora. Educação Por Escrito, 11(1), e32870. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.32870

Edição

Seção

Artigos