Diálogos sobre o bullying escolar e o desenvolvimento humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.31701

Palavras-chave:

Bullying, Ensino Fundamental, Violência escolar, Educação.

Resumo

Este trabalho destaca o bullying escolar e suas implicações no desenvolvimento humano.  O artigo originou-se de uma pesquisa de mestrado em educação que investigou a percepção do bullying junto a duas turmas de quinto ano do Ensino Fundamental, envolvendo 38 estudantes com idades entre 9 e 11 anos, meninos e meninas. A análise dos dados deste presente estudo é de natureza qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado com 26 questões. Mostraram-se relevantes ao estudo questões relacionadas ao fenômeno e suas implicações no desenvolvimento humano, podendo afirmar que a escola, da forma como estabelece as relações interpessoais, pode ser entendida como um microssistema onde a violência também se manifesta como bullying, como sintoma da violência social na escola. Acredita-se que o microssistema escola é necessário ao desenvolvimento humano, acolhendo e respeitando os estudantes vitimizados, encorajando a Cultura de Paz e não-violência.

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Biografia do Autor

Michelle Popenga Geraim Monteiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR.

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil). Especialista em Neuropedagogia. Graduada em Pedagogia. Bolsista CAPES.

Araci Asinelii-Luz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, São Paulo, Brasil). Professora associada do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba, Paraná).

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

Monteiro, M. P. G., & Asinelii-Luz, A. (2020). Diálogos sobre o bullying escolar e o desenvolvimento humano. Educação Por Escrito, 11(1), e31701. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.31701

Edição

Seção

Artigos