Diálogos sobre o bullying escolar e o desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.31701Palavras-chave:
Bullying, Ensino Fundamental, Violência escolar, Educação.Resumo
Este trabalho destaca o bullying escolar e suas implicações no desenvolvimento humano. O artigo originou-se de uma pesquisa de mestrado em educação que investigou a percepção do bullying junto a duas turmas de quinto ano do Ensino Fundamental, envolvendo 38 estudantes com idades entre 9 e 11 anos, meninos e meninas. A análise dos dados deste presente estudo é de natureza qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado com 26 questões. Mostraram-se relevantes ao estudo questões relacionadas ao fenômeno e suas implicações no desenvolvimento humano, podendo afirmar que a escola, da forma como estabelece as relações interpessoais, pode ser entendida como um microssistema onde a violência também se manifesta como bullying, como sintoma da violência social na escola. Acredita-se que o microssistema escola é necessário ao desenvolvimento humano, acolhendo e respeitando os estudantes vitimizados, encorajando a Cultura de Paz e não-violência.
Downloads
Referências
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sérgio. Núcleos de Significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia, Ciência e Educação. n. 26, p. 222-245, 2006.
BANDEIRA, Cláudia de Moraes. Bullying: autoestima e diferenças de gênero. 2009. 69f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
BANDEIRA, Cláudia de Moraes; HUTZ, Claudio Simon. As implicações do bullying na autoestima dos adolescentes. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo. v. 14, n. 1, p. 131-138, 2010.
BATISTA, Elise Helena Morais. Bullying e preconceitos étnico-raciais. Poiésis. Tubarão. v.7, n.12, p. 302-323, 2013.
BINSFELD, Adriana Raquel; LISBOA, Carolina Savaiva de Macedo. Bullying: Um estudo sobre papéis sociais, ansiedade e depressão no contexto escolar do Sul do Brasil. Interpersona. v.4, n.1, p. 74-105, 2010.
BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Tradução: André de Carvalho Barreto. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DINIZ, Eva; KOLLER, Silvia Helena. O afeto como processo do desenvolvimento ecológico. Educar em Revista. Curitiba. n. 36, p. 65-76, 2010.
FANTE, Cléo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus Editora, 2005.
LOPES NETO, Aramis Antônio. Bullying – comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatra. Rio de Janeiro, v. 81, n.5, p. 164-175, 2005.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
AUTOR. O bullying segundo a percepção dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
OLIVEIRA, Josi Rosa; GOMES, Magda Altafini. Bullying: reflexões sobre a violência no contexto escolar. Educação por Escrito. Rio Grande do Sul. v. 2, n. 2, p. 1-13, jan. 2012.
PAPALIA, Diane; OLDS, Sally Wendkos. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PIAGET, Jean. O juízo moral da criança. Tradução: Elzon Lenardon. São Paulo: Summus, 1994.
POLETTO, Michele; KOLLER, Silvia Helena. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Estudos de Psicologia. Campinas. v. 25, n. 3, p. 405-416, 2008.
SILVA, Dezir Garcia. Violência e estigma: bullying na escola. 2006. 136f. Dissertação de (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade do Vale do rio Sinos, São Leopoldo, 2006.
TIMM, Jordana Wruck. Bullying: o principal vilão da boa convivência. (In) Formando uma equipe para o êxito!. Educação por Escrito. Rio Grande do Sul. v. 2, n. 2, p. 16-24, jan. 2012.
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola: uma proposta de trabalho com virtudes numa visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. Violência na escola: os sinais de bullying e o olhar necessário aos sentimentos. In: Pontes, Aldo; De Lima, Valéria Scomparim. Construindo saberes em educação. Porto Alegre: Editora Zouk, 2005.
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. A formação da personalidade ética: estratégias de trabalho com afetividade na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2013.
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; ROSÁRIO, Pedro. Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, n. 56, p. 106-137, set./dez. 2013. https://doi.org/10.18222/eae245620132736.
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; VINHA, Telma Pileggi. Estamos em conflito, eu comigo e com você: uma reflexão sobre o bullying e suas causas afetivas. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2009.
UNESCO. Cultura de paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. Brasília: UNESCO; São Paulo: Associação Palas Athena, 2010. 256 p
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 0 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.