Percepção da importância das tecnologias digitais por docentes dos cursos de formação inicial de professores no município de Crateús-Ce

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.29525

Palavras-chave:

TIC, Formação de Professores, Ensino Superior

Resumo

As instituições de ensino, sobretudo a básica, não podem ficar alheias quanto a formação dos alunos para utilização destas ferramentas em suas práticas cotidianas. Entretanto, é preciso que os docentes dos cursos de licenciatura tenham preparação inicial para preparar os licenciandos para a prática docente. Assim, o objetivo deste trabalho incide em averiguar a concepção dos docentes dos cursos de licenciatura da cidade de Crateús-Ce quanto à importância das tecnologias de informação e comunicação para formação dos alunos de licenciatura. Para realização desta pesquisa qualitativa, aplicou-se questionário estruturado aos docentes de 6 cursos de licenciatura ofertados por instituições públicas de ensino superior no município de Crateús-Ce, indagando sobre o domínio e a percepção das TIC como potencial didático. Observou-se que os 41 professores possuem contato com os recursos tecnológicos. Desses, 27 docentes não tiveram formação para uso em sua prática pedagógica, entretanto, todos os professores consideram relevante a inserção destas ferramentas no ensino. Neste sentido, constata-se o conhecimento dos docentes com diversas ferramentas tecnológicas, as quais podem ser adaptadas para práticas pedagógicas e aceitabilidade destas ferramentas como potencial pedagógico ao reconhecer a sua relevância para o ensino.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Nunes Sousa Moura, F., de Araújo Sousa, S., & Baroni Ferreira Menezes, J. (2019). Percepção da importância das tecnologias digitais por docentes dos cursos de formação inicial de professores no município de Crateús-Ce. Educação Por Escrito, 10(1), e29525. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.29525

Edição

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