A influência da formação docente na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual no ensino de química

Um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41803

Palavras-chave:

Ensino de Química, Inclusão, Mediação

Resumo

A atuação do professor de química como mediador no processo de ensino aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual (DI) exige a utilização de procedimentos didáticos necessários para um bom planejamento da aula. Assim, o presente trabalho tem por finalidade relatar de forma crítica e reflexiva uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino, no município de São Mateus – ES. Tal pesquisa objetivou analisar a importância da formação docente no processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Nessa perspectiva, a análise procedeu-se mediante uma entrevista semiestruturada realizada com dois professores da disciplina de química, no ensino médio. Diante dos resultados obtidos neste trabalho, percebemos que há uma precariedade na oferta de formação de professores de química no campo da deficiência intelectual e outras deficiências, mas que apesar disso, existem outros fatores atrelados a formação acadêmica que interferem positivamente no processo de ensino aprendizagem destes estudantes, tais como: proposta pedagógica da escola, trabalho colaborativo, acolhimento com os discentes etc.

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Biografia do Autor

Bruna de Oliveira Bonomo, Pesquisadora Autônoma, São Mateus, ES, Brasil.

Mestre em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEEB), em São Mateus, ES, Brasil.

Ana Nery Furlan Mendes, Centro Universitário Norte Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), São Mateus, ES, Brasil.

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil, com período sanduíche na Universitat Autónoma de Barcelona (UAB), em Barcelona, Espanha; professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em São Mateus, ES, Brasil.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Bonomo, B. de O., & Mendes, A. N. F. (2021). A influência da formação docente na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual no ensino de química: Um estudo de caso. Educação Por Escrito, 12(1), e41803. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41803

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios