Proposta de modelo de gestão estratégica para instituições de educação básica confessionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.35052Palavras-chave:
Gestão estratégica, Gestão educacional, Educação básica, Escola confessionalResumo
Durante a maior parte da história do Brasil, os colégios confessionais consolidaram-se com uma proposta educativa baseada na formação integral da pessoa, sem preocupar-se com concorrência. Com a alteração da Lei de Diretrizes de Base, de 1996, que permitiu a entrada de grupos empresariais no setor educacional, muitos desses colégios fecharam as portas, diante da expertise em gestão dos novos concorrentes. A escola confessional precisou aprender a conciliar essa nova dimensão ao projeto pedagógico. Tendo em vista a importância histórica e social dessas instituições, o atual cenário da educação básica privada do Brasil e o escasso conhecimento sobre o assunto, este artigo propõe um modelo de gestão estratégica para uma Rede de Educação Confessional. Trata-se de um estudo de caso qualitativo. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: coleta de dados na sede da Rede, entrevistas semiestruturadas com os gestores e questionários com os diretores de escolas. Os resultados evidenciam a implantação de uma cultura de gestão estratégica na Rede e a atualização do modelo de gestão estratégica, a partir do Balanced Scorecard. Este artigo contribuiu com a discussão do tema da gestão estratégica em escolas confessionais, possibilitando a integração de elementos da gestão e da confessionalidade.
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