Revisitando as trajetórias e processos formativos na/da docência

Memórias e (res)significações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.34040

Palavras-chave:

Processos formativos, Docência, Complexidade das trajetórias, Autobiografia

Resumo

Este artigo ancora-se nas conexões entre trajetórias pessoais/profissionais e processos formativos na/da docência, a partir de memórias e (res)significações, considerando a complexidade na/da docência. Para tanto, deriva de pesquisa (auto)biográfica, potencialmente inter/transdisciplinar, abrangendo diferentes níveis de ensino (Educação Básica e Educação Superior), em que o/a professor/a ensina/aprende ao longo da vida. São conceitos basilares na abordagem da problemática: como se configuram as trajetórias pessoal/profissional e os processos formativos na/da docência, vivenciados e narrados por uma educadora, em busca das suas memórias e (res)significações?. O objetivo geral voltou-se à compreensão das trajetórias e processos formativos na/da docência, delimitada ao sujeito da pesquisa, estabelecendo o critério de escolha da personagem e o recorte espaço-temporal – uma educadora no município de Santa Maria/RS, ao longo da carreira. Reafirma a abordagem metodológica qualitativa por meio de narrativas (auto)biográficas. As memórias e (res)significações docentes permitem que esses movimentos complexos possam ser apreendidos dos processos vividos, ressignificados e narrados. Essas dimensões conceituais vão sendo elucidadas e ampliadas na pesquisa (auto)biográfica, por meio de narrativas e outras fontes de informação e iconografia. O modelo interpretativo, compreensão cênica em complexidade, é proposto a partir de Santa Marinas e Marinas (1994), Marinas (2007, 2014), Abrahão (2014) e Morin (2012 a, 2012 b). A autobiografia da personagem contém fatos e argumentos que sustentam a pesquisa postulada. Concluímos que a personagem da narrativa vivencia a complexidade das trajetórias e processos formativos na/da docência, demarcados pela vivência inter/transdisciplinar, o que foi sendo confirmada na compreensão cênica complexa dos contextos das próprias memórias e (res)significações.

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Biografia do Autor

Lorena Ines Peterini Marquezan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora adjunta IV e chefe de departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Marquezan, L. I. P. (2021). Revisitando as trajetórias e processos formativos na/da docência: Memórias e (res)significações. Educação Por Escrito, 12(1), e34040. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.34040

Edição

Seção

Artigos