A formação política do pedagogo e os níveis de consciência em Freire
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.32948Palavras-chave:
Formação política, Pedagogia, Formação de professores, Educação.Resumo
O objetivo deste artigo é conhecer e analisar o interesse dos/as alunos/as de um curso de Licenciatura em Pedagogia pela formação política que impacta na visão crítica de mundo a partir dos tipos/níveis de consciência identificados por Paulo Freire. A base teórica centra-se em Freire, Gohn, Simson, Fernandes, Trilla etc. É uma pesquisa de cunho qualitativo, descritiva e analítica, do tipo participante. As técnicas envolvidas na construção de dados foram: questionário e entrevistas. A amostragem é de 40 sujeitos que cursam Pedagogia, nos períodos matutino e noturno, no ano de 2018. O lócus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada no interior do Estado de São Paulo. A análise dos dados foi realizada tomando como categorias os quatro tipos de consciência apontados por Freire (1980), a saber: a consciência mágica, a ingênua, a fanatizada e a crítica. Os resultados veiculados apontam para a necessária e cuidadosa formação profissional de pedagogos em tempos de crise, que sejam conscientes e críticos, participativos e ativos, que se entendam e assumam como sujeitos políticos e capazes de transformação social, pela via pessoal e dos coletivos e quando da participação na formação crítica de crianças, jovens e adultos, no campo da educação formal e não formal.
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