Novos tempos – Novos paradigmas para a educação: Limites e desafios

Authors

  • Marinice Souza Simon PUCRS

Abstract

O artigo tem como objetivo analisar o pensamento e a reação de professores e supervisores diante da necessidade iminente de uma ruptura paradigmática na educação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa da pesquisa viabilizada pelo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas da ação docente no cotidiano escolar. Os resultados indicaram que os sujeitos dessa investigação percebem o descompasso da escola com o mundo, sinalizando para a necessidade de uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática. Contudo, não se vêm como agentes das mudanças preconizadas. Entre os principais teóricos e autores que sustentaram o estudo destacam-se Paulo Freire, Boaventura Sousa Santos, Álvaro Vieira Pinto, Marli André e Cleoni Barboza Fernandes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-12-20

How to Cite

Simon, M. S. (2012). Novos tempos – Novos paradigmas para a educação: Limites e desafios. Educação Por Escrito, 3(2). Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/12000

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)