Oficinas de aprendizagem como estratégia de intervenção no ensino técnico e superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45327

Palavras-chave:

Aprendizagem, educação profissional, ensino técnico, oficinas

Resumo

O presente trabalho tem como tema as Oficinas de Aprendizagem realizadas no Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e sua contribuição para o aproveitamento acadêmico dos estudantes de ensino técnico e superior. Seu objetivo geral é analisar o desenvolvimento das oficinas de aprendizagem como estratégia para instrumentalizar os sujeitos participantes em suas aprendizagens acadêmicas. Os objetivos específicos são: Compreender de que forma as oficinas contribuem para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, na construção de aprendizagens, de autoria e de vínculos institucionais; Identificar os aspectos trazidos pelos estudantes a partir da avaliação que estes fazem da experiência e dos resultados no desenvolvimento de seu processo de aprendizagem e, Descrever o desenvolvimento das oficinas de aprendizagem e seus efeitos junto aos estudantes. O referencial teórico aborda os conceitos de aprendizagem, aprendizagem de adultos no âmbito da Educação Profissional, estratégias de aprendizagem, autoria e oficinas. A abordagem metodológica é a pesquisa-ação na qual realizou-se oito oficinas com os estudantes. Cada participante preencheu seu diário de bordo, do qual foram extraídos os dados com Análise Textual Discursiva. Entre as conclusões alcançadas, destaca-se a instrumentalização a partir das estratégias trabalhadas e a criação de um espaço de autoria e compartilhamento de saberes entre os participantes, também demonstraram partilhar um sentido de pertencimento ao grupo e ao espaço das oficinas. As aprendizagens construídas no decorrer dos encontros produziram efeitos junto aos estudantes, tanto em instrumentalização quanto na autoconfiança e no reconhecimento das próprias construções por parte destes.

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Biografia do Autor

Anelise Schutz, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Viamão, RS, Brasil.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduação em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e em Educação Especial e Processos Inclusivos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou como professora de séries iniciais e como pedagoga. Atualmente, atua como pedagoga na Coordenadoria de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Viamão.

Luciane Alves Santini, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Viamão, RS, Brasil.

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências na linha de pesquisa de Processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa. Mestre em Educação, na linha de pesquisa denominada Culturas, Linguagens e Tecnologias da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Unilasalle de Canoas. Especialista em Ciência da Informação pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Possui graduação em Biblioteconomia pela FESP(SP). Atua como Bibliotecária no Campus Viamão do IFRS.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Schutz, A., & Santini, L. A. (2023). Oficinas de aprendizagem como estratégia de intervenção no ensino técnico e superior. Educação Por Escrito, 14(1), e45327. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45327

Edição

Seção

Artigos