Tecnologias Digitais na Educação em Ciências e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45058

Palavras-chave:

tecnologias digitais, educação, covid-19, metodologias ativas

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre os impactos das tecnologias digitais na Educação em Ciências e Matemática do ponto de vista de uma educadora que reside no Rio Grande do Sul, Brasil, considerando os contextos de antes e após a pandemia da covid-19. Para tanto, apresenta uma revisão bibliográfica e análises qualitativas interpretativas de resultados. Como resultados principais, destaca a necessidade de mudança de postura docente com uso de metodologias ativas, sendo que o professor deve atuar como orientador ou mediador do conhecimento, propondo tarefas investigativas que explorem os recursos tecnológicos digitais por meio de problemas mais abertos, que sejam desafiadores, interessantes e que permitam a participação ativa dos estudantes na aprendizagem. Além disso, verifica-se a necessidade de acompanhar as constantes e rápidas mudanças das tecnologias digitais, e que uma alternativa possível consiste em realizar reflexões sobre suas ações em sala de aula, propiciadas por meio de investigações sobre a própria prática.

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Biografia do Autor

Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, SP, Brasil.

Pós-doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) na Universidade Federal do ABC (UFABC), doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) e licenciada em Matemática com ênfase em Computação pelo ICMC-USP.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Luvezute Kripka, R. M. (2023). Tecnologias Digitais na Educação em Ciências e Matemática. Educação Por Escrito, 14(1), e45058. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45058

Edição

Seção

Dossiê Educação Matemática