REVISITANDO AS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS DA ETNOMODELAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45054

Palavras-chave:

etnomatemática, etnomodelagem, modelagem matemática, perspectiva sociocultural.

Resumo

Ao incluir as atividades matemáticas fora do ambiente escolar, o processo de modelagem nos mostra que a Matemática é mais do que a manipulação de símbolos, procedimentos e práticas matemáticas. A aplicação de técnicas etnomatemáticas juntamente com as ferramentas de modelagem permitem ver uma realidade holística para a Matemática. Nessa perspectiva, uma abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da Matemática com os seus aspectos escolares/acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração de problemas e questões retirados de sistemas que fazem parte da realidade dos membros de qualquer grupo cultural. Neste artigo, oferecemos um objetivo alternativo para a pesquisa educacional, que é a aquisição de abordagens êmicas (locais) e éticas (globais) para a implementação da etnomodelagem em salas de aula. Discutimos também uma terceira abordagem para a etnomodelagem, que é a abordagem dialógica (glocal), que combina as abordagenes êmica (local) e ética (global). Finalmente, definimos a etnomodelagem como o estudo de fenômenos matemáticos dentro de uma cultura porque é um construto social e culturalmente vinculado que adiciona as características culturais da Matemática ao processo de modelagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Educação em Educação Multicultural em Currículo e Instrução. The University of New Mexico

Milton Rosa, UFOP

Doutor em Educação em Liderança Educacional. California State University, Sacramento.

Referências

ALVES, G. M. As contribuições da Etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da matemática cidadania dos alunos de uma turma do 8.º ano do ensino fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da educação financeira. 2014. 357 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.

ASCHER, M. Mathematics elsewhere: an exploration of ideas across cultures. Princeton: Princeton University Press, 2002.

BARTON, W. D. Ethnomathematics: exploring cultural diversity in mathematics. Doctorate dissertation in Mathematics Education. Auckland: The University of Auckland, 1996.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BERRY, J. W. Emics and etics: a symbiotic conception. Culture & Psychology, London, v. 5, n. 2, p. 165-171, 1999.

CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entenderas contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Departamento de Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.

CRAIG, E. Routledge encyclopedia of philosophy: questions to sociobiology. New York: Routledge, 1998. v. 8.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 5-11, 1993.

EGLASH, R. African fractals: modern computing and indigenous design. New Brunswick: Rutgers University Press, 1999.

EGLASH, R. et al. Culturally situated designed tools: ethnocomputing from field site to classroom. American Anthropologist, Virginia, v. 108, n. 2, p. 347-362, June 2006. Available at: https://doi.org/10.1525/aa.2006.108.2.347. Accessed on: Dec 14 2023.

GAVARRETE, M. E. ¿Cómo promover educación matemática intercultural y combatir el etnocentrismo? In: GONZÁLEZ, M. J. A. (coord.). Educación e interculturalidad: dialogando en plural. San José: Ministerio de Educación Pública de Costa Rica, 2014. p. 191-216.

LETT, J. Emic-etic distinctions. In: LEVINSON, D.; EMBER, M. (ed.). Encyclopedia of cultural anthropology. New York: Henry Holt and Company, 1996. p. 382-383.

LOVELACE, G. W. Cultural beliefs and the management of agro-ecosystems. In: RAMBO, A. T.; SAJISE, P. E. (ed.). An introduction to human ecology research on agricultural systems in Southeast Asia. Honolulu: East–West Centre, 1984. p. 194-205.

MARTIN, J. N.; NAKAYAMA, T. K. Intercultural communication in contexts. Boston: McGraw-Hill, 2007.

OREY, D. C. The ethnomathematics of the Sioux tipi and cone. In: SELIN, H. (ed.). Mathematics across culture: the history of non-western mathematics. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000. p. 239-252.

PIKE, K. L. Emic and etic standpoints for the description of behavior. Glendale: Summer Institute of Linguistics, 1954.

POLLAK, R. A.; WATKINS, S. C. Cultural and economic approaches to fertility: proper marriage or mésalliance? Population and Development Review, New York, v. 19, n. 3, p. 467-496, Sept. 1993. Available at: https://doi.org/10.2307/2938463. Accessed on: Dec 14 2023.

ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leader about English language learners (ELL): the case of mathematics. 2010. Dissertation (Doctorate in Educational Leadership) – California State University, Sacramento, California, 2010.

ROSA, M.; OREY, D. C. A dimensão crítica da modelagem matemática: ensinando para a eficiência sociocrítica. Horizontes, Campinas, v. 25, n. 2, p. 197-206, July/Dec. 2007. Available at: https://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/Horizontes_25_2_07%5B11066%5D.pdf. Accessed on: Dec 14 2023.

ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 26, p. 19-48, 2006. Available at: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/view/705. Accessed on: Dec 14 2023.

ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 2, p. 14-23, 2010a. Available at: https://www.redalyc.org/pdf/2740/274019443002.pdf. Accessed on: Dec 14 2023.

ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling: a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices. Journal of Mathematical Modelling and Application, Blumenau, v. 1, n. 3, p. 58-67, 2010b.

ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

ROSA, M.; OREY, D. C. Humanizing mathematics through ethnomodelling. Journal of Humanistic Mathematics, Claremont, v. 6, n. 3, p. 3-22, July 2016. Available at: https://scholarship.claremont.edu/jhm/vol6/iss2/3. Accessed on: Dec 14 2023.

ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 4, p. 865-879, 2012. Available at: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400006. Accessed on: Dec 14 2023.

ROSA, M.; OREY, D. C. Symmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 2, n. 2, p. 52-75, 2009. Available at: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/19/393. Accessed on: Dec 14 2023.

ROSA, M.; OREY, D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem! BOLEMA, Rio Claro, v. 16, n. 20, p. 1-16, 2003. Available at: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/view/699. Accessed on: Dec 14 2023.

THOMAS, K.; HART, J. Pre-service teacher perceptions of model eliciting activities. In: R. Lesh, R., Galbraith, P. L., HAINES, C. R.; HURFORD, A. (ed.). Modeling students’ mathematical modeling competencies (pp. 531-539). New York, NY: Springer Science & Business Media, 2010.

URTON, G. The social life of numbers: a Quechua ontology of numbers and philosophy of arithmetic. Austin: University of Texas Press, 1997.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Orey, D. C., & Rosa, M. (2023). REVISITANDO AS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS DA ETNOMODELAGEM. Educação Por Escrito, 14(1), e45054. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45054

Edição

Seção

Dossiê Educação Matemática