A Modelagem na concepção de Educação Matemática de Higginson

relações e implicações envolvidas no processo de ensino e a aprendizagem da Matemática

Autores

  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1345-1113

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45047

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação Matemática, Ensino e aprendizagem

Resumo

 O artigo apresenta elementos da Modelagem Matemática segundo Burak (2004) orientada pela concepção de Educação Matemática segundo os pressupostos de Higginson (1980). A questão norteadora que se apresenta é: que conexões e implicações são percebidas em relação às dimensões quando se desenvolvem práticas com Modelagem Matemática utilizando os pressupostos da Educação Matemática segundo Higginson, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática? O objetivo geral é pontuar e realizar considerações das dimensões envolvidas no ensino da Matemática segundo Higginson, em práticas com Modelagem Matemática na concepção de Burak. É uma pesquisa do tipo bibliográfica e análise de natureza qualitativa. A análise das relações e implicações fundamenta-se a partir dos elementos proporcionados pelos movimentos da Matemática Moderna e da Educação Matemática. Apresenta os elementos destes Movimentos e traz elementos diferenciadores entre a Matemática e a Educação Matemática. Desenvolve os principais elementos e pressupostos da concepção de Modelagem de Burak (2004), princípios e etapas, uma descrição sobre cada uma delas e referenciais que sustentam esses procedimentos. Explicita as dimensões da Matemática, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia contidas nos pressupostos da Educação Matemática, na realização de práticas com a Modelagem. Alguns resultados obtidos mostram forte vinculação entre as dimensões envolvidas na Educação Matemática e os princípios e etapas da Modelagem na Educação Matemática (Burak, 1992). Estas relações colocam a Modelagem na Educação Matemática como uma prática pedagógica diferenciada no ensino da Matemática na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Doutor em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Referências

ÁVILA, G. O ensino de matemática. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 23, p. 1-7, 1. trim. 1993.

BURAK, D. A modelagem matemática e a sala de aula. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2004. Anais [...]. Londrina: UTFPR, 2004.

BURAK, D. Modelagem matemática: uma metodologia alternativa para o ensino de matemática na 5ª série. 1987. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) –Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 1987.

BURAK, D. Modelagem matemática sob um olhar da educação matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, São José do Rio Preto, v. 1, n. 1, p. 10-26, 2010.

BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Educação matemática: contribuições para a compreensão de sua natureza. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, p. 93-106, jul./dez. 2008.

D’AMBRÓSIO, U. A educação matemática como disciplina. In: MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 70-93, set./dez. 2004. p. 71-73.

DEWEY, J. Democracia e educação: capítulos essenciais. Tradução: Marcus Vinicius da Cunha. São Paulo: Ática, 2007.

DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução: Goldofredo Rangel; Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979.

FIORENTIN, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 3, n. 1, p. 1-38, 1995.

GODFREY Harold Hardy. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco: Wikimedia Foundation], 18 jul. 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Godfrey_Harold_Hardy. Acesso em: 14 dez. 2023.

HARDY, G. H. What is Geometry? Presidential address to the Mathematical Association, Mathematical Gazette, v. 2, n. 175, p. 309-316, 1925.

HIGGINSON, W. On the foundations of Mathematics Education. Montreal; Quebéc: LM Publishing Association, 1980. Mimeografado.

KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a educação matemática como campo profissional e científico. Tradução: Rosana G. S. Miskulin et al. Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 5, p. 99­120, jan./jun. 1996.

KLINE, M. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: Ibrasa, 1976.

LIMA, E. L. Conceituação, manipulação e aplicações: os componentes do ensino da matemática. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 41, p. 1-6, 1999.

McLELLAN, J. A.; DEWEY, J. The Psychology of Number and its application to methods of teaching Arithmetic. New York: D. Appleton, 1895. (International education series, v. 33).

MIGUEL, A.; FIORENTINI D.; MIORIM, M. A. Álgebra ou geômetra: paro onde pende o pêndulo. Pro-Proposições, Campinas, v. 3, n. 1, p. 39-54, 1992.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de

Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Tradução: Dirceu A. Lindoso; Rosa M. R. da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1970.

PSICOLOGIA COGNITIVA. In: Infopédia: dicionários Porto Editora. Porto: Porto Editora, c2023. Disponível em: https://www.infopedia.pt/$psicologia-cognitiva. Acesso em: 21 jan. 2023.

RIUS, E. B. Educación matemática: una reflexión sobre su naturaleza y sobre su metodologia. Educación Matemática, [s. l.], v. 1, n. 3, p. 30-36, 1989.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SOARES, F. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

WALLON, H. Les origines du caractère chez l’enfant. Paris: P.U.F., 1949.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Burak, D. (2023). A Modelagem na concepção de Educação Matemática de Higginson: relações e implicações envolvidas no processo de ensino e a aprendizagem da Matemática. Educação Por Escrito, 14(1), e45047. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45047

Edição

Seção

Dossiê Educação Matemática