Promovendo a Alfabetização Científica e Tecnológica no Contexto Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45045

Palavras-chave:

Alfabetização Científica e Tecnológica, Dissertações;, Práticas Educativas, Educação em Ciências

Resumo

O artigo discute a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) no contexto escolar por meio da análise de sete dissertações que foram por mim orientadas. As pesquisas foram desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio –, abordando distintas temáticas desenvolvidas por meio de sequências didáticas. Cada uma das aulas das sequências didáticas foi planejada com base nos Três Momentos Pedagógicos fazendo uso de distintos recursos didáticos, bem como utilizando diferentes autores. Neste artigo enfatizo as práticas educativas que foram implementadas e suas contribuições para a formação do educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutor em Educação Científica e Tecnológica, área de Ensino, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal do Paraná. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq).

Referências

AGUIAR, J. G.; CORREIA, P. R. M. Como fazer bons mapas conceituais: estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 141-157, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4265. Acesso em: 1 mar. 2023.

BOCHECO, O. Parâmetros para a abordagem de evento no enfoque CTS. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95281. Acesso em: 1 mar. 2023.

BYBEE, R. W. Achieving scientific literacy: from purposes to practices. Portsmouth: Heinmann Publishing, 1997.

BYBEE, R. W. Achieving scientific literacy. The Science Teacher, Richmond, v. 62, n. 7, p. 28-33, 1995.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CERATI, T. M. Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análises de uma exposição e o público. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02042015-114915/pt-br.php. Acesso em: 1 mar. 2023.

CHASSOT, A. I. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/. Acesso em: 1 mar. 2023.

COSTA, E. M.; LORENZETTI, L. A promoção da Alfabetização Científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, p. 11-47, 2020. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/-sites/27/2018/12/127_EllenMoreiraCosta.pdf. Acesso em: 1 mar. 2023.

COSTA, E. M.; LORENZETTI, L. Disseminação da Alfabetização Científica nos anos finais do ensino fundamental: da produção acadêmica aos livros didáticos. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, São Paulo, v. 11, p. 88-104, 2018. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/97. Acesso em: 20 jan. 2023.

COSTA, E. M. Sequência didática para promoção da Alfabetização Científica na educação em ciências: analisando a temática crustáceos. 2018. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/57756. Acesso em: 1 mar. 2023.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FOUREZ, G. Alfabetizacíon científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciências. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 2005.

FOUREZ, G. Alphabétisation scientifique et technique. Bruxelas: De Boeck Université, 1994.

FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8. p. 109-123, 2003. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/-index.php/ienci/article/view/542. Acesso em: 20 jan. 2023.

HAZEN, R. M.; TREFIL, J. Saber ciência. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1995.

KARISAN, D.; ZEIDLER, D. L. Contextualization of Nature of Science within the Socioscientific Issues Framework: a Review of Research. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, Meram, v. 5, n. 2, p. 139-152, 2017. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Contextualization-of-Nature-of-Science-within-the-A-Kar%C4%B1%C5%9FanZeidler/3f97d5551297b7930df6679a-ba9e982ea0086619. Acesso em: 20 fev. 2023.

LORENZETTI, L. A Alfabetização Científica na educação em ciências. Actio, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 1-3, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7266. Acesso em: 20 fev. 2023.

LORENZETTI, L. Alfabetização Científica e Tecnológica: pressupostos, promoção e avaliação na educação em ciências. In: MILARÉ, T. et al. Alfabetização Científica e Tecnológica na educação em ciências: fundamentos e práticas. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 47-72.

LORENZETTI, L. Alfabetização Científica nas séries iniciais. 2000. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/79312. Acesso em: 15 fev. 2023.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 37-50, mar. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH/?format=pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

LORENZETTI, L.; SILVA, V. R. A utilização dos mapas conceituais no ensino de ciências nos anos iniciais. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, p. 383-406, 2018. Disponível em: https://doaj.org/article/9d57fe9a11c24d25b69d3b34671c58fd. Acesso em: 20 jan. 2023.

MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização Científica e criança: análise de potencialidades de uma brinquedoteca. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 21, p. 1-25, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/C3jHPnH8nQ47vp6fQ7mrdDb/?format=pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

MILARÉ, T.; RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise dos temas da seção Química e Sociedade da Revista Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 165-171, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/03-QS-0809.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 5, n. 1, p. 9-29, jan./jun. 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/-view/1298/944. Acesso em: 1 mar. 2023.

OLIVEIRA, S.; GUIMARAES, O. M.; LORENZETTI, L. O Enfoque CTS e as concepções de tecnologia de alunos do Ensino Médio. Alexandria, Florianópolis, v. 9, p. 121-147, 2016a. Disponível em: https://doaj.org/article/037f4f1494af43f1a8457-abad506431a. Acesso em: 10 fev. 2023.

OLIVEIRA, S.; GUIMARAES, O. M.; LORENZETTI, L. O Ensino de Química e a Qualidade do Ar Interior: análise de uma proposta de abordagem temática com Enfoque CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, p. 521-553, 2016b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/-Ks9m5K5Z4Pc5Qy5HRVgssjg/. Acesso em: 10 fev. 2023.

OLIVEIRA, S.; GUIMARAES, O. M.; LORENZETTI, L. Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e a cinética química utilizando a temática da Qualidade do Ar Interior. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 8, p. 75-105, 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/-article/view/1823. Acesso em: 10 fev. 2023.

OLIVEIRA, S. Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática Qualidade do Ar Interior. 2015. 362 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/37957. Acesso em: 10 fev. 2023.

PIZARRO, M. V. Alfabetização Científica nos anos inicias: necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala. 2014. 311 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2014. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110898. Acesso em 20 jan. 2023.

PIZARRO, M. V.; LOPES JUNIOR, J. Indicadores de Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, p. 208-238, 2015. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/66. Acesso em: 20 jan. 2023.

PSCHEIDT, C. Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da Alfabetização Científica de docentes no Museu da Terra e da Vida, Mafra/SC. 2018. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/-1884/57895?mode=full. Acesso em: 23 fev. 2023.

PSCHEIDT, C.; LORENZETTI, L. Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da Alfabetização Científica de docentes no Museu da Terra e da Vida. Alexandria, Florianópolis, v. 13, p. 155-179, 2020. Disponível em: https://doaj.org/article/f7cd6ff0ce534863b851943c3add3302. Acesso em: 23 fev. 2023.

PSCHEIDT, C.; LORENZETTI, L. O Museu da Terra e da Vida e o ensino de ciências nos anos inicias: uma proposta didática para a formação continuada de professores. Tecné, Episteme y Didaxis, Bogotá, n. esp., p. 1-6, 2018. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8915/6695. Acesso em: 14 dez. 2023.

ROSA, T. F. O processo de construção de um game para o reconhecimento dos níveis de Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Química. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3754. Acesso em: 23 fev. 2023.

SANTOS, F. R. C. C.; LORENZETTI, L. Potencialidades da Educação CTS para promoção da Alfabetização Científica na abordagem temática de Biologia Celular nos Livros Didáticos do PNLD 2018. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 12, n. 4, p. 539-557, 2020. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/21835. Acesso em: 23 fev. 2023.

SANTOS, F. R. C. C. O conhecimento de biologia celular e molecular nos livros didáticos de biologia do ensino médio: potencialidades para a Alfabetização Científica e Tecnológica. 2021. 232 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25673. Acesso em: 23 fev. 2023.

SANTOS, F. R. C. C.; SHIGUNOV, P.; LORENZETTI, L. Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de biologia celular e molecular. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5633. Acesso em: 23 fev. 2023.

SANTOS, W. Contextualização do ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência e Ensino, São Paulo, v. 1, n. esp., p. 1-12, nov. 2007. Disponível em: http://200.133.218.118:3537/ojs/index.php/-cienciaeensino/article/view/149/120. Acesso em: 1 mar. 2023.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002263232. Acesso em: 20 jan. 2023.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445. Acesso em: 20 jan. 2023.

SHEN, B. S. P. Science literacy. American Scientist, Nova York, v. 63, p. 265-268, maio/jun. 1975. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/27845461. Acesso em: 14 dez. 2023.

SIEMSEN, G. H.; LORENZETTI, L. O ensino de astronomia e a Alfabetização Científica e Tecnológica: uma abordagem no ensino médio. Areté, Manaus, v. 14, p. 137-151, 2020. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3280. Acesso em: 23 fev. 2023.

SIEMSEN, G. H.; LORENZETTI, L. Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio. Actio: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, p. 185-207, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6838. Acesso em: 23 fev. 2023.

SIEMSEN, G. H. O ensino de astronomia em uma abordagem interdisciplinar no ensino médio: potencialidades para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica. 2019. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/-handle/1884/61419?show=full. Acesso em: 20 fev. 2023.

SILVA, V. R. Contribuições de uma sequência didática para a promoção da Alfabetização Científica nos anos iniciais. 2018. 288 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/55995. Acesso em: 24 fev. 2023.

SILVA, V. R.; LORENZETTI, L. A Alfabetização Científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/-swHL9FCwBrVv8nsVJq76zRH/. Acesso em: 24 fev. 2023.

SILVA, V. R.; MAESTRELLI, S. G.; LORENZETTI, L. Discutindo a temática água nos anos iniciais por meio de uma sequência didática com enfoque CTSA. In: CRISOSTIMO, A. L.; SILVEIRA, R. M. C. F. (org.). Estratégias de aprendizagem para o ensino de Ciências e Matemática. Guarapuava: Unicentro, 2019. p. 97-114.

UNESCO. Declaración sobre la ciência y el uso del saber científico. Budapeste: UNESCO, 1999. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/-48223/pf0000116994_spa. Acesso em: 23 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Lorenzetti, L. (2023). Promovendo a Alfabetização Científica e Tecnológica no Contexto Escolar. Educação Por Escrito, 14(1), e45045. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45045

Edição

Seção

Dossiê Educação Matemática