Os media digitais e a Internet no ensino (das Ciências e da Matemática)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45035

Palavras-chave:

Media digitais, Internet, Representações, Educação

Resumo

Neste trabalho, pretendemos refletir sobre os media digitais no ensino das ciências e matemática a partir de leituras teóricas e trabalhos empíricos que consideram sobretudo o caso português. Em primeiro lugar, situaremos o debate nas contradições internas das representações acerca da escola e da ideia de crise que se associa aos media digitais. Depois, abordaremos os problemas especificamente associados à Internet e ao modo como se integra nas práticas pedagógicas e, posteriormente, na cultura participatória. Veremos como a distância entre as promessas e a realidade é constante e significativa. Terminaremos o nosso trabalho com uma breve reflexão em que convocamos os responsáveis educativos para uma análise sobre o papel da escola na apropriação dos media digitais e da Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Moreira, Universidade do Porto (UP), Porto, Portugal.

Doutorou-se em Media Digitais pela Universidade do Porto em 2021. É investigador do CETAPS na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e colaborador do CIQUP. É docente parceiro do Mestrado em Multimédia e membro da Comissão Científica do International Joint PhD in Social Representations, Culture and Communication. As suas áreas de interesse incluem humanidades digitais, comunicação de ciência, estudos de ciência e tecnologia, representações sociais e métodos de investigação científica.

Referências

ANDERSON, L.; KRATHWOHL, D. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. New York: Longman, 2001.

AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES. Serviços Móveis. Lisboa: ANACOM, 2019. Disponível em: https://www.anacom.pt/streaming/ServicosMoveis2019.pdf?contentId=1509682&field=ATTACH ED_FILE. Acesso em: 15 dez. 2023.

BATISTA, S.; FRANCO, L.; SANTOS, R. Indicadores sintéticos de contexto socioeconómico dos resultados escolares em exames nacionais nos concelhos de Portugal Continental (2009-2014). Working Papers: Cesnova, Lisboa, n. 1, dez. 2014.

BECKMAN, K.; BENNETT, S.; LOCKYER, L. Reproduction and transformation of students’ technology practice: the tale of two distinctive secondary student cases. British Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 50, n. 6, p. 3315-3328, 2019.

BENNETT, S.; MATON, K.; KERVIN, L. The “digital natives” debate: a critical review of the evidence. British Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 39, n. 5, p. 775-786, 2008.

BLOOM, B. S. Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals. Harlow: Longman Group, 1956.

BOLTER, J. D.; GRUSIN, R. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.

BOWER, M. Deriving a typology of Web 2.0 learning technologies. British Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 47, n. 4, p. 763-777, Jul. 2016.

BOWER, M.; HEDBERG, J.; KUSWARA, A. A framework for Web 2.0 learning design. Educational Media International, v. 47, p. 177-198, 2010.

BOWER, M.; TORRINGTON, J. Typology of free web-based learning technologies, [s. l.], 2020. Disponível em: www.digitaltechnologieshub.edu.au/media/snafns1w/difference-between-ict-and-dt_2020-typology-of-free-web-based-learning-technologies.pdf?id=591a4c98-09f9-6792-a599-ff0000f327dd. Acesso em: 15 dez. 2023.

CAPOZZA, D. et al. Beliefs about Internet: methods of elicitation and measurement. Papers on Social Representations, Lisboa, v. 12, p. 1.1-1.14, 2003.

CARRETERO, S.; VUORIKARI, R.; PUNIE, Y. DigComp 2.1 The digital competence framework for citizens with eight proficiency levels and examples of use. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017.

CHEN, W. A moveable feast: do mobile media technologies mobilize or normalize cultural participation? Human Communication Research, [s. l.], v. 41, n. 1, p. 82-101, 2015.

COHEN, S. Folk devils and moral panics: the creation of the mods and rockers. London: Psychology Press, 2002.

CONSCIÊNCIA, M. M. C. A calculadora gráfica na aprendizagem das funções no ensino secundário. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

CONTARELLO, A.; SARRICA, M. ICTs, social thinking and subjective well-being: the Internet and its representations in everyday life. Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 1016-1032, 2007.

COOPER, H. et al. The effects of summer vacation on achievement test scores: a narrative and meta-analytic review. Review of Educational Research, [s. l.], v. 66, p. 227-268, 1996.

CORREIA, G. Internet para alunos pode ser usada para tudo: mas velocidade baixa a partir dos 12 GB atingidos. Observador, Lisboa, 18 fev. 2021.

DIAS, P.; BRITO, R. Criteria for selecting apps: debating the perceptions of young children, parents and industry stakeholders. Computers & Education, [s. l.], v. 165, p. 104134, maio 2021.

DIREÇÃO-GERAL DE ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Desigualdades socioeconómicas e resultados escolares: 3o ciclo do ensino público geral. Lisboa: DGEEC, 2016. Disponível em: www.dgeec.mec.pt/np4/97/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=147

&fileName=DesigualdadesResultadosEscolares.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

DIREÇÃO-GERAL DE ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Observatório para as Competências Digitais, Lisboa, 2020. Disponível em: http://observatorio.incode2030.gov.pt/indicadores/indicadores_acesso-2/. Acesso em: 15 dez. 2023.

DODGE, B. Some thoughts about WebQuest. WebQuest, San Diego, 1997. Disponível em: https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/WebQuests.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.

DONNELLY, D.; MCGARR, O.; O’REILLY, J. A framework for teachers’ integration of ICT into their classroom practice. Computers & Education, [s. l.], v. 57, n. 2, p. 1469-1483, 2011.

EUROPEAN SCHOOLNET; UNIVERSIDADE DE LIÈGE. Survey of schools: ICT in education. Country profile: Portugal. Liège: European Schoolnet: University of Liège, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/survey-of-schools-ict-in-education-country-profile-portugal. Acesso em: 15 dez. 2023.

EUROSTATS. Individuals using mobile devices to access the internet on the move. European Commission, [s. l.], 2021a. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/view/tin00083/default/table?lang=en. Acesso em: 15 dez. 2023.

EUROSTATS. Internet use by individuals. European Commission, [s. l.], 2021b. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/view/tin00028/default/table?lang=en. Acesso em: 15 dez. 2023.

FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS. Computadores com ligação à Internet no ensino básico e secundário: total e por nível de ensino – continente. PORDATA, Lisboa, 2020. Disponível em: www.pordata.pt/Portugal/Computadores+com+liga%C3%A7%

C3%A3o+%C3%A0+Internet+no+ensino+b%C3%A1sico+e+secund%C3%A1rio+total+e+por+n%C3%ADvel+de+ensino+%E2%80%93+Continente-1113. Acesso em: 15 dez. 2023.

FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS. Inquérito à utilização das tecnologias de informação e da comunicação nas famílias. PORDATA, Lisboa, 2021. Disponível em: https://www.pordata.pt/portugal/agregados+domesticos+privados+com+computador++com+ligacao+a+internet+e+com+ligacao+a+internet+atraves+de+banda+larga+(percentagem)-1158-9361. Acesso em: 18 dez. 2023.

FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS. População residente com 15 e mais anos, segundo os Censos, sem nível de ensino: total e por sexo. PORDATA, Lisboa, 2015. Disponível em: www.pordata.pt/Portugal/Popula%c3%a7%c3%a3o+residente+com+15+e+

mais+anos++segundo+os+Censos++sem+n%c3%advel+de+ensino+total+e+por+sexo-859. Acesso em: 15 dez. 2023.

GILLY, M. As representações sociais no campo educativo. Educar em Revista, Curitiba, v. 19, p. 231-252, 2002.

GREENHOW, C.; ROBELIA, B.; HUGHES, J. E. Learning, teaching, and scholarship in a digital age. Educational Researcher, [s. l.], v. 38, n. 4, p. 246-259, 2009.

HAKKARAINEN, P. “No good for shovelling snow and carrying firewood”: social representations of computers and the internet by elderly Finnish non-users. New Media & Society, [s. l.], v. 14, n. 7, p. 1198-1215, Nov. 2012.

HARGITTAI, E. Survey measures of web-oriented digital literacy. Social Science Computer Review, [s. l.], v. 23, p. 371- 379, 2005.

HARGITTAI, E.; HSIEH, Y. P. Succinct survey measures of web-use skills. Social Science Computer Review, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 95-107, 2012.

HEW, K. F.; BRUSH, T. Integrating technology into K-12 teaching and learning: current knowledge gaps and recommendations for future research. Educational Technology Research and Development, [s. l.], v. 55, n. 3, p. 223-252, 2007.

HEW, K. F.; CHEUNG, W. S. Use of Web 2.0 technologies in K-12 and higher education: the search for evidence-based practice. Educational Research Review, [s. l.], v. 9, p. 47-64, Jun. 2013.

HUGHES, J. E.; READ, M. F. Student experiences of technology integration in school subjects: a comparison across four middle schools. Middle Grades Review, [s. l.], v. 4, n. 1, 2018.

INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. Measuring the information society report. Geneva: ITU Publications, 2018. v. 1. Disponível em: www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Documents/publications/misr2018/MISR-2018-Vol-1-E.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

JENKINS, H. et al. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century. Chicago: MIT Press, 2009.

JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2014 Higher Education Edition. Austin: The New Media Consortium, 2014a. Disponível em: www.nmc.org/horizon-project/horizon-reports/horizon-report-higher-ed-edition. Acesso em: 14 dez. 2023.

JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2014 K-12 Edition. Austin: The New Media Consortium, 2014b. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED559369.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

KAMBOUCHNER, D. et al. L’école, le numérique et la société qui vient. Paris: Fayard: Mille et Une Nuits, 2012.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009

.

KOLIKANT, B.-D. Y. Using ICT for school purposes: is there a student-school disconnect? Computers & Education, [s. l.], v. 59, n. 3, p. 907-914, 2012.

LEE, K. S.; CHEN, W. A long shadow: cultural capital, techno-capital and networking skills of college students. Computers in Human Behavior, v. 70, p. 67-73, 2017.

LEINER, B. M. et al. A brief history of the Internet. ACM SIGCOMM Computer Communication Review, [s. l.], v. 39, n. 5, p. 22-31, 2009.

LEU, D. J. et al. New Literacies: A dual-level theory of the changing nature of literacy, instruction, and assessment. Journal of Education, [s. l.], v. 197, n. 2, p. 1-18, May 2017.

LIAO, Y.-C. et al. Supporting change in teacher practice: examining shifts of teachers’ professional development preferences and needs for technology integration. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 522-548, 2017.

LIEBOWITZ, D. et al. OECD Reviews of School Resources: Portugal 2018. Paris: OECD, 2018.

MANTOVANI, G. The psychological construction of the internet: from information foraging to social gathering to cultural mediation. CyberPsychology and Behavior, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 47-56, 2001.

MORAIS, C. et al. Digital tools entering the scene in STEM: activities for Physics teaching. In: REIS, A. et al. (ed.). Technology and innovation in learning, teaching and education. [S. l.]: Springer, 2021. p. 124-137.

MORAIS, C.; PAIVA, J. C.; MOREIRA, L. Activities with parents on the computer: Science teachers’ views. In: FINLAYSON et al. (ed.). Electronic Proceedings of the ESERA 2017 Conference: Research, Practice and Collaboration in Science Education. Dublin: ESERA: Dublin City University, 2018. p. 558-565.

MOREIRA, L. et al. More than a common place: a social representations approach to the Internet. Papers on Social Representations, Lisboa, v. 32, n. 1, p. 2.1-2.28, 2023.

MOREIRA, L. The Digital Media in the Portuguese Education: representations and practices. 2021. Dissertation (PhD) – Faculty of Engineering, University of Porto, Porto, 2021.

MOREIRA, L.; PAIVA, J. C.; MORAIS, C. The Social Representations of the Internet: a systematic review of literature towards a groundbreaking research agenda. Papers on Social Representations, Lisboa, v. 30, n. 1, p. 1.1-1.34, 2021.

MOTA, J. et al. mSciences: an Affinity Space for Science Teachers. European Journal of Contemporary Education, [s. l.], v. 6, n. 3, p. 401-413, Sept. 2017.

NG, W. Can we teach digital natives digital literacy? Computers & Education, [s. l.], v. 59, n. 3, p. 1065-1078, 2012.

NTOULAS, A.; CHO, J.; OLSTON, C. What’s new on the Web? The evolution of the Web from a search engine perspective. WWW ‘04: Proceedings of the 13th international conference on World Wide Web, [s. l.], p. 1-12, May 2004.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. TALIS 2018 Results: teachers and school leaders as lifelong learners. Paris: OECD Publishing, 2019. v. I.

PAIVA, J. C. et al. Professional development and international cooperation for Chemistry teacher: assessment about the intent to educational change after a continuing education program in Porto, Portugal. Química Nova, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 105-112, Jan. 2017.

PAIVA, J. C.; COSTA, L. A. Exploration guides as a strategy to improve the effectiveness of educational software in Chemistry. Journal of Chemical Education, [s. l.], v. 87, n. 6, p. 589-591, Jun. 2010.

PAIVA, J. C.; MORAIS, C.; MOREIRA, L. Activities with parents on the computer: an Ecological Framework. Educational Technology & Society, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 1-14, Apr. 2017.

PAIVA, J. C.; MORAIS, C.; MOREIRA, L. O Multimédia no Ensino das Ciências. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2015.

PAIVA, J. et al. The shift from “e-learning” to “learning”: Invisible technology and the dropping of the “e”. British Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 47, n. 2, p. 226-238, 2016.

PAIVA, J.; MORAIS, C.; MOREIRA, L. Multimedia in science teaching: pedagogical designs and research options in the Portuguese education between 2010-2014. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES, 8., 2016,

Barcelona. EDULEARN16 Proceedings. Barcelona: IATED, 2016. p. 7690-7698. Disponível em: http://library.iated.org/view/PAIVA2016MUL. Acesso em: 1 mar. 2023

PANNAPACKER, W. The MLA and the Digital Humanities. The Chronicle of Higher Education, [s. l.], 28 Dec. 2009.

PORTUGAL. Action lines. INCoDe 2030, Lisboa, c2021. Disponível em: www.incode2030.gov.pt/en/. Acesso em: 15 dez. 2023.

PORTUGAL. Assembleia da República. Decreto-lei n. 85, de 27 de agosto de 2009. Diário da República, Lisboa, n. 166, p. 5635-5639, Série I, 27 ago. 2009.

PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Decreto-lei n. 54, de 6 de julho de 2018. Diário da República, Lisboa, n. 129, p. 2918-

, Série I, 6 jul. 2018.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, West Yorkshire, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

RASI, P.; O’NEIL, C. Dinosaurs and fossils living without dangerous tools: social representations of computers and the Internet by elderly Finnish and American non-users. Seminar.net, [s. l.], v. 10, n. 1, 2014.

RITZHAUPT, A. et al. differences in student information and communication technology literacy based on socio-economic status, ethnicity, and gender. Journal of Research on Technology in Education, [s. l.], v. 45, p. 291-307, 2013.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 4-14, Feb. 1986.

TAPSCOTT, D. Growing up digital: the rise of the net generation. New York: McGraw Hill, 1997.

VAAST, E. Danger is in the eye of the beholders: social representations of Information Systems security in healthcare. Journal of Strategic Information Systems, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 130-152, 2007.

VALENTIM, J. P. Escola, igualdade e diferença. Porto: Campo das Letras, 1997.

VILAÇA, P. Perfis e práticas de integração do multimédia por professores de ciências: contributos para a construção de um espaço de afinidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Multimédia) – Universidade do Porto, Porto, 2020.

WALLACE, R. M. A framework for understanding teaching with the internet. American Educational Research Journal, [s. l.], v. 41, n. 2, p. 44-488, 2004.

WELLMAN, B. The Three ages of internet studies: ten, five and zero years ago. New Media & Society, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 123-129, 2004.

XLDB; FCCN. Arquivo.PT, Lisboa, c2023. Disponível em: http://www.arquivo.pt. Acesso em: 15 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Moreira, L. (2023). Os media digitais e a Internet no ensino (das Ciências e da Matemática) . Educação Por Escrito, 14(1), e45035. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45035

Edição

Seção

Dossiê Educação Matemática