Bom pesquisador, mau professor

o elefante na sala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44844

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino Superior, Ensino e aprendizagem na educação superior, Políticas educacionais

Resumo

No Brasil, historicamente, a legislação e as políticas para formação de professores negligenciam a formação pedagógica para o nível do ensino superior, consagrando a lógica da primazia do conhecimento técnico sobre o conhecimento pedagógico. Na Europa, o Reino Unido implementou reformas educacionais buscando romper com esta lógica evidenciada pelo Relatório Dearing, o qual apontou para o desbalanço em prestígio e incentivo entre pesquisa e ensino, a ampla prevalência de métodos de ensino tradicionais como aula expositiva, o surgimento de novas tecnologias de informação, e a reconfiguração do contexto universitário. Neste artigo, o objetivo é analisar o arcabouço normativo brasileiro para a habilitação de professores ao exercício do magistério no Ensino Superior e apresentar as reformas educacionais do Ensino Superior britânico como paradigma à qualificação do ensino e da aprendizagem no contexto do Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Poziomyck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS), especialista em Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado (UFRGS), mestre em Educação (UFRGS) e doutorando em Educação (PUCRS).

Alexandre Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduado MA Honours em Filosofia (University of Edimburgh), mestre MLitt em Filosofia (University of St Andrews), doutor em Filosofia (Durham University), com estágio de pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity – University of Edimburgh.

Referências

ADVANCE HE. Fellowship. Advance HE, London, 2023. Disponível em: www.advance-he.ac.uk/fellowship. Acesso em: 6 set. 2023.

ASHWIN, P. What is the teaching excellence framework in the United Kingdom, and will it work? International Higher Education, [s. l.], n. 88, p. 10-11, 2017.

BAILEY, B.; ROBSON, J. Changing teachers: a critical review of recent policies affecting the professional training and qualifications of teachers in schools, colleges and universities in England. Journal of Vocational Education and Training, [s. l.], v. 54, n. 3, p. 325-342, 2002.

BAMBER, V. To what extent has the dearing policy recommendation on training new lecturers met acceptance? Where dearing went that robbins didn’t dare. Teacher Development, [s. l.], v. 6, n. 3, p. 433-458, 2002.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n. 52, de 26 de setembro de 2002. Brasília, DF: MEC, 2002. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic779#anchor Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n. 76, de 14 de abril de 2010. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic741#anchor Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de Gestão 2019. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/transparencia-e-prestacao-de-contas/relatorios-de-gestao/processos-de-contas-anuais-2019 Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Brasília, DF: Presidência da República, 1961. Disponível em: www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.Resolução n. 1, de 6 de abril de 2018. Brasília, DF: MEC/CNE, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/62611-resolucoes-cne-ces-2018 Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 7, de 11 de dezembro de 2017. Brasília, DF: MEC/CNE, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/49241-resolucoes-cne-ces-2017. Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior: notas estatísticas 2021. Brasília, DF: MEC/INEP, 2021. Disponível em: www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados Acesso em: 6 set. 2023.

BROCH, C.; BRESCHILIARE, F. C. T.; BARBOSA-RINALDI, I. P. A expansão da educação superior no Brasil: notas sobre os desafios do trabalho docente. Avaliação, Campinas, v. 25, n. 2, p. 257-274, 2020.

CFE. Parecer CFE n. 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Relator: Newton Sucupira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 30, p. 162-173, set./dez. 2005.

COMMITTEE ON HIGHER EDUCATION. Higher Education: the Robbins Report. London: HMSO, 1963. Disponível em: www.educationengland.org.uk/documents/robbins/robbins1963.html Acesso em: 8 set. 2023.

CUI, V.; FRENCH, A.; O’LEARY, M. A missed opportunity? How the UK’s teaching excellence framework fails to capture the voice of university staff. Studies in Higher Education, [s. l.], v. 46, n. 9, p. 1756-1770, 2021.

CUNHA, L. A. Ensino Superior e universidade no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-204.

CUNHA, M. I. D. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 258-271, 2006.

CUNHA, M. I. D. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6-11, 2018.

CURY, C. R. J. Quadragésimo ano do parecer CFE n. 977/65. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 7-20, set./dez. 2005.DEPARTMENT OF EDUCATION. Teaching excellence and student outcomes framework specification. Gov.UK, [s. l.], 9 Oct. 2017. Disponível em: https://www.gov.uk/ Acesso em: 6 set. 2023.

HORROD, S. ‘Embedded into the core’: The discursive construction of ‘policy’in higher education learning and teaching documents and its recontextualisation in practices. Discourse & Society, [s. l.], v. 31, n. 5, p. 478-497, 2020.

HORROD, S. Learning & teaching in higher education and why it matters. Learning and Teaching in Higher Education: Policy Discourses and the Illusion of Best Practice. Cham: Springer International Publishing, 2023.

LOPES, E. S.; RADETZKE, F. S.; GÜLLICH, R. I. C. Formação continuada de professores no ensino superior: processos, interações e desafios. Revista Internacional de Educação Superior, v. 10, p. e024020-e024020, 2024.

MOROSINI, M. C. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, M. C. (org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília, DF: INEP, 2000. p. 11-20.

MOROSINI, M. C.; FRANCO, M. E. D. P.; SEGENREICH, S. C. D. A expansão da educação superior no Brasil pós LDB/96: organização institucional e acadêmica. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, 119-140, jan./jun. 2011.

NATIONAL COMMITTEE OF INQUIRY INTO HIGHER EDUCATION. Higher education in the learning society: the Dearing Report. London: HMSO, 1997. Disponível em: https://education-uk.org/documents/dearing1997/dearing1997.html Acesso em: 6 set. 2023.

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Programas de pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária? RBPG, Brasília, v. 7, n. 14, p. 577-604, dez. 2010.

SOARES, S. R. Pedagogia universitária: campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (ed.). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 93-108.

UNESCO; IESALC. Towards universal access to higher education: international trends. Paris: UNESCO, 2020. UUK. Report of the review group on UK Higher Education sector agencies. Londres: UUK, 2017. Disponível em: https://www.universitiesuk.ac.uk/what-we-do/policy-and-research/publications Acesso em: 6 set. 2023.

WILLIAMS, J. Consuming higher education: why learning can’t be bought. Londres: Bloomsbury Publishing, 2013.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Poziomyck, A. da S., & Alexandre Guilherme. (2023). Bom pesquisador, mau professor: o elefante na sala. Educação Por Escrito, 14(1), e44844. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44844

Edição

Seção

Artigos