A interação docente na produção de textos nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de ensino híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44674

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, produção textual, interação docente, práticas pedagógicas, ensino híbrido

Resumo

Este artigo apresenta a concepção sobre o papel fundamental da interação docente no ensino processual do texto escrito, a partir das práticas e dos princípios que levam ao desenvolvimento da escrita no Ensino Fundamental. Além disso, este estudo busca potencializar a prática do ensino e aprendizagem sistematizados da escrita em contexto de educação híbrida. Em vista disso, o artigo objetiva examinar, nas práticas pedagógicas de professores, as concepções sobre interação presentes em seu trabalho de produção textual com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de educação híbrida. Sob esse viés, utilizando a metodologia qualitativa, via análise de conteúdo (BARDIN, 2010), emergiram as três categorias selecionadas, a saber: formativa profissional, concepções de produção textual e prática pedagógica. Os resultados evidenciam a relevância da interação docente em contextos híbridos de aprendizagem, apontando possíveis modificações nas práticas pedagógicas e metodologias enfocando a produção textual. As categorias que emergem indicam a perspectiva de um trabalho que confere ao ensino a concepção da escrita processual. As análises revelam fatores significativos sobre a epistemologia relacional e a ação docente a partir do ponto de vista manifestado pelos participantes, sendo corroborado pelos estudos de outros autores e pesquisadores. Surgem aspectos como a importância da difusão do digital frente às exigências da pandemia; a valorização da formação continuada contextualizada no ambiente escolar, partindo de necessidades docentes reais; a aprendizagem com os pares; e, ainda, a identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Maria de Morais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela UFRGS e pós-doutora pela Universidade do Texas (LILLAS).

Referências

ANASTASIOU, L., G. C; ALVES, L. P. (org.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Ed. Univille, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BECKER, F. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2012.

BECKER, F.; MARQUES, T. (org.). Ser professor é ser pesquisador. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

BITTENCOURT, Z. A. et al. A compreensão leitora nos anos iniciais reflexões e propostas de ensino. Petrópolis: Vozes, 2015.

BODGAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: 1° e 2° ciclos: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

CUNHA, A. E. Afeto e aprendizagem: relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017.

DEMO, P. Aprendizagem no Brasil: ainda muito por fazer. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

DREY, R. F.; SILVEIRA, R. M. H. Gêneros textuais nos anos iniciais. In: DALLA ZEN, M. I. H.; XAVIER, M. L. M. Alfabeletrar: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Mediação, 2010.

FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.

FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Â. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010.

MORAIS, V. M. A Interação Docente na Produção de Textos nos Anos Finais do Ensino Fundamental em Contexto de Ensino Híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2001.

MORAN, J. M. Como transformar nossas escolas. In: CARVALHO, M. T. (org.) Educação 3.0: novas perspectivas para o ensino. São Leopoldo: UNISINOS, 2017. p. 63-91.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: CONVERGÊNCIAS MIDIÁTICAS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: APROXIMAÇÕES JOVENS, 2., 2015, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: PROEX, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 5 maio 2023.

MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

MOROSINI, M. (org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v. 1 e v. 2. Disponível em: https://editora.pucrs.br/livro/1421/. Acesso em: 5 maio 2023.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/-scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742017000401106&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 5 maio 2023.

PASSARELLI, L. Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SALTINI, C. J. P. Afetividade e inteligência: a emoção na educação. 5. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SILVA, I. M. O professor como mediador. Cadernos de Pedagogia Social, Lisboa, a. 1, p. 117-123, 2007.

VASCONCELOS, C. S. S. et al. O novo coronavírus e os impactos psicológicos da quarentena. Revista Desafios, São Paulo, v. 7, n. supl. COVID-12, 2020.

VIANNA, I. O. de A. Metodologia do trabalho científico: um enfoque didático da produção científica. São Paulo: EPU, 2001.

VIEIRA, L.; RICCI, M.C.C. A Educação em Tempos de Pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. [S.l.]: OEMESC, 2020.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 2. ed. São Paulo: Martins fontes, 1991.

VIGOTSKY, L. S.; COLE, M. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

de Morais, V. M., & Costa Morosini, M. (2023). A interação docente na produção de textos nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de ensino híbrido. Educação Por Escrito, 14(1), e44674. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44674

Edição

Seção

Artigos