AVALIAÇÃO DO STRICTO SENSU E QUALIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43925

Palavras-chave:

avaliação stricto sens, produtivismo acadêmico, qualidade na pós-graduação.

Resumo

Este artigo apresenta apontamentos sobre a qualidade na pós-graduação a partir da avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em cursos stricto sensu. A avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil constitui instrumento fundamental do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Os resultados da avaliação têm usos diversos: estudantes podem se basear pelas notas para escolher seus futuros cursos; as agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas de acordo com as notas atribuídas pela avaliação, entre outros. Desse modo, a avaliação da CAPES constitui-se um instrumento para acreditação da qualidade dos programas de pós-graduação nacionais. Por meio da comparação de desempenho dos programas de pós-graduação, é acreditada a qualidade dos programas, e isso acaba por acirrar a competitividade entre eles, incitando ainda mais a corrida pela produção no meio acadêmico. Utilizando-se como método o levantamento de estudos, e tendo como objetivo apresentar reflexões sobre a avaliação do stricto sensu e de seu papel como instrumento para a certificação da qualidade dos programas de pós-graduação, este artigo apresenta como resultados discussões e apontamentos sobre qualidade na pós-graduação com relação à formação de recursos humanos e à produção científica.

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Biografia do Autor

Flavia Umbelino Nemer, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorado em andamento em Educação, pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); mestrado profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA).

 

Patricia Ortiz Monteiro, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorado em Ciências Ambientais, pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Umbelino Nemer, F., & Belfort De Souza Camargo Ortiz Monteiro, P. D. E. (2023). AVALIAÇÃO DO STRICTO SENSU E QUALIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO. Educação Por Escrito, 14(1), e43925. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43925

Edição

Seção

Artigos