A reforma de 1° e 2° graus de 1971 e a reforma do ensino médio de 2017

Algumas aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43895

Palavras-chave:

políticas educacionais, Lei n.º 5.692, Lei n.º 13.415

Resumo

Este texto objetiva fazer algumas aproximações em relação à reforma de 1° e 2° graus, Lei n.º 5.692 de 1971, e a reforma do ensino médio, Lei n.º 13.415 de 2017. Evidencia-se, dentre outros aspectos, o processo de profissionalização na formação dos estudantes na reforma de 1971 e a indução à profissionalização a nível de ensino médio com a proposta atual, ambas inseridas em contextos de golpe (civil-militar, em 1964, e jurídico-midiático-parlamentar, em 2016). Metodologicamente, o artigo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica (consulta em obras e artigos científicos), bem como documentos referentes à temática. Considerando que há similaridades entre as reformas, acarretando desdobramentos para a educação pública, o texto tem caráter preliminar, o que exigirá, para uma abordagem mais completa, na perspectiva de totalidade, o desenvolvimento de novas pesquisas.

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Biografia do Autor

Leandro Turmena, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá, PR, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Ponta Grossa, PR, Brasil. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Junior Cesar Bitencourt, Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, Palmas, PR, Brasil.

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela unifacear em Guarapuava, PR, Brasil; Graduado em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos, PR, Brasil. Professor no Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, em Palmas, PR, Brasil.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Turmena, L., & Bitencourt, J. C. (2022). A reforma de 1° e 2° graus de 1971 e a reforma do ensino médio de 2017: Algumas aproximações. Educação Por Escrito, 13(1), e43895. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43895

Edição

Seção

Artigos