DO COMANDO ARBITRÁRIO À GESTÃO DEMOCRÁTICA

A DIREÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DA COINCIDÊNCIA ENTRE A PRÁTICA E A FICÇÃO EM "O ATENEU"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43714

Palavras-chave:

Direção escolar, gestão democrática, estudo de caso, O Ateneu

Resumo

Aristarco encarna no temido semblante do diretor do Ateneu, internato que intitula o romance de Raul Pompéia, a centralidade do poder. Segundo Sérgio, protagonista e narrador, no diretor pesa-lhe a mão da ordem a partir do exercício da própria vaidade. Estar no comando, para Aristarco, resume o seu caráter ao manifesto egoísta de comando, através de uma postura narcísica, arbitrária e ambiciosa. Embora se trate de um relato ficcional ocorrido na educação dos oiticentos, O Ateneu sugere um particular testemunho no tempo corrente, no que concerne à presença de uma direção escolar vertical com monopólio de poder. Nesta perspectiva, propõe-se o encontro entre a obra magna de Raul Pompéia e o recorte de um estudo de caso que sublinhou a postura não colaborativa e não democrática de diretores escolares na prestação de formações contínuas aos professores. Logo, o presente artigo intenciona aprofundar a discussão utilizando-se da coesão de tons entre a ficção e a educação, a fim de revisar o comportamento da gestão escolar frente ao poder.

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Biografia do Autor

Larissa Daiane Pujol Corsino dos Santos, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN). Docente permanente (Professor-Mestre, nível
V) do quadro efetivo do Magistério Público Estadual do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Educação (SEDUCRS).

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Filosofia da Educação. Professor do Curso de Filosofia, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática, e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN).

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Publicado

2023-10-27

Como Citar

Pujol Corsino dos Santos, L. D., & Alves, M. A. (2023). DO COMANDO ARBITRÁRIO À GESTÃO DEMOCRÁTICA: A DIREÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DA COINCIDÊNCIA ENTRE A PRÁTICA E A FICÇÃO EM "O ATENEU". Educação Por Escrito, 14(1), e43714. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43714

Edição

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Artigos