Infraestrutura e insumos escolares

indicadores de qualidade para o desempenho escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42823

Palavras-chave:

infraestrutura, educação, insumos escolares, desempenho escolar

Resumo

O artigo analisou as principais normas legais, Constituição Federal (CF/1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educacional (LDB 9394/96), no que tange a infraestrutura e insumos escolares. O objetivo é evidenciar os espaços escolares e inferir como a carência da infraestrutura e recursos pedagógicos impactam na aprendizagem dos estudantes. É apresentado fragmentos históricos dos filósofos e estudiosos no âmbito da educação, na perspectiva dos espaços da escola. A arquitetura escolar a que nos referimos neste artigo é estabelecida por legislações e políticas públicas que regem a educação do Brasil e impõe padrões mínimos de infraestrutura adequada aos espaços escolares. A partir da análise de dados do Censo Escolar (2020) se percebeu que a infraestrutura escolar tem apresentado evoluções, porém questionáveis quanto à qualidade proposta pelos documentos legais, sendo necessário a promoção de políticas públicas eficientes, isto é, que tenham correta aplicabilidade nos espaços escolares, com o intuito de promover a construção de ambientes educacionais melhores estruturados.

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Biografia do Autor

Ellen Dean Ribeiro Teixeira, Universidade Católica de Brasília (UCB), Taguatinga, DF, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília (UCB), Taguatinga, DF, Brasil

Doutorado em Educação e docente-pesquisadora da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB).

Rosana Roriz Carneiro Roriz Carneiro, Universidade Católica de Brasília (UCB), Taguatinga, DF, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Ribeiro Teixeira, E. D., Alves Ferreira, V., & Roriz Carneiro Silva, R. (2023). Infraestrutura e insumos escolares: indicadores de qualidade para o desempenho escolar. Educação Por Escrito, 14(1), e42823 . https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42823

Edição

Seção

Artigos