Projeto político pedagógico de uma escola quilombola na Amazônia, Pará

aproximações e distanciamentos das prescrições nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42403

Palavras-chave:

educação quilombola, currículo, educação básica, Amazônia

Resumo

Objetivamos identificar as aproximações e os distanciamentos existentes entre o prescrito no PPP da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-II (Quilombola) e as diretrizes curriculares nacionais que subsidiam a educação quilombola. Metodologicamente este artigo valeu-se da análise documental, com base na análise de conteúdo, definindo como unidade de contexto os indicadores de aproximações entre os documentos objeto de estudo, em seguida realizamos a descrição das fontes, seguindo para as inferências e interpretação. Usamos como fonte de pesquisa o Projeto Político Pedagógico da escola e os documentos curriculares voltados para a Educação Quilombola. Concluímos com a análise de conteúdo que o PPP cumpre de forma satisfatória seu papel e se mostra bastante inteirado das diretrizes nacionais, apesar das dificuldades de uma escola quilombola na Amazônia.

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Biografia do Autor

Renato Miranda da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Especialista em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Pará.

Clarice Nascimento de Melo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2023-10-27

Como Citar

Miranda da Silva, R., & Nascimento de Melo, C. (2023). Projeto político pedagógico de uma escola quilombola na Amazônia, Pará: aproximações e distanciamentos das prescrições nacionais. Educação Por Escrito, 14(1), e42403. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42403

Edição

Seção

Artigos