As implicações das estratégias de motivação no Atendimento Educacional Especializado para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em atividades da linguagem escrita em contexto digital

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado, Estratégias de mediação, Deficiência intelectual, Software educativo

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar as implicações de estratégias de motivação desenvolvidas por quatro professoras do Atendimento Educacional Especializado para a implicação significativa de oito estudantes com deficiência intelectual na resolução de problemas em contexto de software educativo. A investigação de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação foi realizada em quatro escolas da rede municipal de Fortaleza. Foram realizados oito procedimentos de coleta de dados, contudo, para a análise, nos reportaremos aos dados referentes aos encontros de formação inicial, as 80 sessões de intervenções desenvolvidas nas SRM, e aos encontros de interação entre pesquisadores e professoras. Dentre as estratégias de mediação destacam-se aquelas sobre o apelo à motivação. Essa categoria apresentou baixa emergência nas primeiras sessões de intervenção, mas significativa progressão posterior. Por outro lado, as estratégias de motivação apresentavam implicações sobre os desempenhos dos alunos, de modo que esses não mais desistissem de realizar as atividades e se sentissem encorajados a se engajar na resolução dos problemas no software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Barreto Silva, Secretaria Municipal de Educação Fortaleza (SME), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil; especialista em Educação Inclusiva pela Universidade 7 de Setembro (UNI7), em Fortaleza, CE, Brasil; pedagoga pela UFC, em Fortaleza, CE, Brasil; professora do Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Fortaleza, CE, Brasil.

Rita Vieira de Figueiredo, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora (Ph.D.) em Psicopedagogia pela Université Laval, em Quebec, Canadá; pós-doutorado em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual pela Universidade de Barcelona, em Catalunha, na Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, RN, Brasil.

Referências

BLOCH, Silviane Bonaccorsi Barbato. Processo de produção textual de uma jovem com síndrome de Down. 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 1997.

BONETI, Rita Vieira de Figueiredo; SAINT-LAURENT, Lise; GIASSON, J. Apprentissage de la lecture: processus reliés à l’interprétation du prénom. Revue franchophone de la déficience intellectuelle, Québec, n. spécial, maio, p. 62-76 1995.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 30 de set. de 2020.

BRASIL. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.Disponivel em: https://anped.org.br/news/relatorio-do-3o-ciclo-de-monitoramento-das-metas-do-plano-nacional-de-educacao-inep. Acesso em: 13 de julho de 2020.

BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.

COSCARELLI, Carla Viana. Antecipação na leitura (predição). In: MAGDA, Soares. Glosaario CEALI. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) | Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte, Minas Gerais. [recurso eletronico]. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/autor/carla-viana-coscarelli. Acesso em: 4 ago. 2020.

FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Leitura, Cognição e Deficiência Mental. Fortaleza: Edições UFC, 2012.

FRIELINK, Noud; EMBREGTS, Petri. Modification of motivational interviewing for use with people with mild intellectual disability and challenging behaviour. Journal of Intellectual & Developmental Disability, [S. I.], v. 38, n. 4, p. 279-291, 2013.

FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean Robert. Aspectos funcionais do desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência mental e metodologia de pesquisa. In: CRUZ, S. H. V. (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008. v. 1, p. 245-263.

FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean Robert; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Atendimento Educacional Especializado do aluno com deficiência intelectual. São Paulo: Moderna, 2010a.

FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean Robert; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Ministério da Educação: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010b.

GAGNON, MARC-ANDRÉ. Étude des facteurs contextuels et motiva tionnels liés aux comportements agressifs de personnes ayant une déficience intellectuelle. Tese (Doutorado em psicologia) – Université Du Québec À Montréal, Canadá, 2014.

INHELDER, Bärbel. Le diagnostic du raisonnement chez les débiles mentaux. 2ième édition augmentée. Neuchâtel (Suisse): Éditions Delachaux & Niestlé, 1963.

JAHODA, Andrew; DAGNAN, Dave; JARVIE, Pamela; KERR, Wendy. Depression, social context and cognitive behavioural therapy for people who have intellectual disabilities. Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities, 1 ed., v. 19, p. 81-89, 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1468-3148.2005.00286.x. Acesso em: 25 maio 2012.

KUNNEN, E. S.; STEENBEEK, H. W. Differences in problems of motivation in different special groups. Child: Care, Health and Development, [S. I.], n. 25, p. 429-446, 1999. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10547706. Acesso em: 25 out. 2015.

MACHADO, Rosângela. Inclusão. Revista Educação Especial, Brasília, v. 6. n. 1, p. 4-7. jan./jun. 2011.

OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa. A prática pedagógica do professor de atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

OLIVEIRA NETA, Adelaide Sousa de; BARRETO-SILVA, Camila. Plano de atendimento educacional especializado e deficiência intelectual: análise de estratégias de inclusão a partir da construção de diferentes parcerias. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de. PLETSCH Marcia Denise.

PEREIRA, Talita Vidal. RIBEIRO, Yrlla (org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre novas epistemologias, biodiversidade, diferença, democracia e inclusão. 1. ed. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii, 2020. E-book. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1i_bww3qun1-gbHBvLkiq_FpCpVQoielc/view. Acesso em: 10 jan. 2021.

OLIVEIRA NETA, Adelaide Sousa de; BARRETO-SILVA, Camila. Educação especial e formação de professores: implicações da mediação para a autonomia de alunos com deficiência intelectual: In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 19., 2018, Bahia. Anais [...]. Bahia, 2018. v. I.

OLIVEIRA NETA, Adelaide Sousa de. BARRETO-SILVA, Camila. Atendimento Educacional Especializado: características e especificidades na avaliação da escrita de alunos com deficiência intelectual. In: CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima et al. VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional Avaliação e Seus Espaços: desafios e reflexões. Fortaleza, Ceará, 2017. p. 1347-1368. E-book. Disponível em: http://www.nave.ufc.br/vii_ciae/wp-content/uploads/2017/03/E_BOOK_VII-CONGRESSO-INTERNACIONAL-EM-AVALIA%C3%87%-C3%83O-EDUCACIONAL_LIVRO-COMPLETO.pdf. Acesso em: 1 fev. 2018.

PAOUR, Jean Robert. Modele cognitif et developmental du retard mental: pour comprendre et intervenir. Université de Provence: Marsille, 1991.

PASSERINO, Liliana M; GLUZ, João Carlos. VICARI; Rosa Maria. MEDIATEC – Mediação Tecnológica em Espaços Virtuais para Apoio ao Professor Online. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14217. Acesso em: 25 out. 2020.

SAHUC, Caroline. Comprendre son enfant 0-10 ans. Nanterre: Éditeur SA Studyrama, 2006.

SCHALOCK, Robert L.; BORTHWICK-DUFFY, Sharon A.; BRADLEY, Valerie J.; BUNTINX, Wil H. E.; CRAIG, Ellis Pat M. Intellectual Disability: Definition, Classification and Systems of Supports. 2. ed. Washington: American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, 2010.

SEVERO, Carlos Emilio Padilla; LIMA, José Valdeni De; PASSERINO, Liliana. Ciência Mediação pedagógica em Ambiente Virtual de Aprendizagem com apoioTecnológico. SÁNCHEZ, Jaime; CAMPOS, Márcia de Borba (ed.). Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE. Porto Alegre: PUCRS: Universidad de Chile, 2013. v. 9, p. 204-210. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/204-210.pdf. Acesso em: 10 jan. 2016.

SELIGMAN, M. E.; MAIER, S. F. Failure to escape traumatic shock. Journal of Experimental Psychology, [S. I.], n. 74, p. 1-9, 1967.

SILVA, Camila Barreto. A produção escrita de alunos com deficiência intelectual no contexto da mediação em sala de aula. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

SILVA, Camila Barreto. Aprendizagem cooperativa no contexto da sala comum: a análise da evolução psicogenética da língua escrita de alunos com deficiência intelectual. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SILVA, Camila Barreto; OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa. Saberes e Práticas do Atendimento Educacional Especializado: aportes que fundamentam a prática docente. In: OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa; SILVA Camila Barreto; MELO NETA, Maria de Holanda (org.). Intercâmbio de saberes e práticas: uma experiência pioneira de formação de professoras do Atendimento Educacional Especializado. Paraná: Editora CRV. 2020. p. 17-22.

SILVA, Camila Barreto; FIGUEREDO, Rita Vieira de; POULIN Jean- Robert. Aprendizagem cooperativa e deficiência intelectual: a conquista do protagonismo na produção textual. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021. E-book.

ZIGLER. E. Devolopmental versus difference theories of mental retardation and the problem of motivation. American Journal of mental deficiency, [S. I.], v. 73, p. 536-566, 1969.

Publicado
2021-12-23
Como Citar
Silva, C. B., & Figueiredo, R. V. de. (2021). As implicações das estratégias de motivação no Atendimento Educacional Especializado para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em atividades da linguagem escrita em contexto digital. Educação Por Escrito, 12(1), e41898. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41898
Seção
Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios