O ensino de matemática no atendimento educacional especializado no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41886

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Educação Matemática Inclusiva, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

Com o presente artigo, discute-se o ensino e a aprendizagem em Matemática no ambiente Atendimento Educacional Especializado a partir de investigações voltadas para o contexto brasileiro. Para produção dos dados, de cunho bibliográfico, foram considerados periódicos científicos brasileiros online com foco em Educação Matemática divulgados no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e periódicos de Educação Especial qualificados no Qualis Capes (2013-2016) como A1, A2 e B1 na área de Ensino, o que resultou num total de 47 periódicos. A partir disso, a seleção dos artigos obedeceu aos seguintes critérios: a) referir-se a pesquisas brasileiras; b) conter no resumo uma das seguintes expressões: “Atendimento Educacional Especializado” (para os periódicos de Educação Matemática); e “Atendimento Educacional Especializado” e “Matemática” (para os periódicos de Educação Especial). Com isso, foram selecionados 13 textos, cuja análise foi encaminhada pela Análise Textual Discursiva, com a definição das seguintes unidades de análise: a) conhecimentos profissionais e acadêmicos do professor do AEE; b) o papel dos recursos pedagógicos no ensino de Matemática; c) os reflexos da colaboração entre professores da sala de aula comum e do AEE. Os resultados apontam que as discussões referentes a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva precisam fazer parte dos cursos de formação inicial e continuada. Além disso, os estudantes apoiados pela Educação Especial têm melhores oportunidades de aprender quando suas diferenças são legitimadas, o que se manifesta particularmente a partir de diversificação de recursos didáticos, planejamento pautado nas potencialidades desses educandos e em colaboração entre os professores do AEE e da sala comum.

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Biografia do Autor

Andressa Franciele Scambara Schipanski, Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, PR, Brasil.

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar); mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em União da Vitória, PR, Brasil; professora da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, SC, Brasil.

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil.

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); pós doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Campo Mourão, PR, Brasil.

Talita Secorun dos Santos, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); professora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Campo Mourão, PR, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Schipanski, A. F. S., Borges, F. A., & Santos, T. S. dos. (2021). O ensino de matemática no atendimento educacional especializado no contexto brasileiro. Educação Por Escrito, 12(1), e41886. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41886

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios