A influência da formação docente na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual no ensino de química
Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41803Palavras-chave:
Ensino de Química, Inclusão, MediaçãoResumo
A atuação do professor de química como mediador no processo de ensino aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual (DI) exige a utilização de procedimentos didáticos necessários para um bom planejamento da aula. Assim, o presente trabalho tem por finalidade relatar de forma crítica e reflexiva uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino, no município de São Mateus – ES. Tal pesquisa objetivou analisar a importância da formação docente no processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Nessa perspectiva, a análise procedeu-se mediante uma entrevista semiestruturada realizada com dois professores da disciplina de química, no ensino médio. Diante dos resultados obtidos neste trabalho, percebemos que há uma precariedade na oferta de formação de professores de química no campo da deficiência intelectual e outras deficiências, mas que apesar disso, existem outros fatores atrelados a formação acadêmica que interferem positivamente no processo de ensino aprendizagem destes estudantes, tais como: proposta pedagógica da escola, trabalho colaborativo, acolhimento com os discentes etc.
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