Distanciamentos e aproximações da família no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41102

Palavras-chave:

Pnademia, Deficiência, Ensino

Resumo

As famílias assumiram um papel crucial na sistematização do ensino remoto, para alunos com deficiência, durante a pandemia do COVID-19. O objetivo deste artigo foi compreender de que forma as famílias de alunos com deficiência efetivam as atividades remotas vinculadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Por meio de uma pesquisa qualitativa realizou-se, primeiramente, um estudo sobre aspectos conceituais do ensino remoto. Após, foram traçados os questionamentos, direcionado aos professores de alunos com deficiência, em relação à expectativa e perspectiva do papel da família no apoio às atividades remotas. As principais constatações obtidas relacionam-se aos dispositivos de acessibilidade utilizados, o conhecimento da realidade dos alunos e professores. Conclui-se que o distanciamento social aproximou as famílias, compreendidas como pais e filhos, na direção de um processo fundamental para o desenvolvimento individual e social.

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Biografia do Autor

Clecimara Vianna, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil. Especialização em história do Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora da Rede Municipal de Educação de Santa Maria, RS, Brasil.

Silvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidad Autonoma de Barcelona, em Barcelona, Espanha. Mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona; pós-com doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Santa Maria, RS, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil.

Taise Gomes dos Santos Cá, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil. Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais na Universidade Federal do Pampa, em Santana do Livramento, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Vianna, C., Pavão, S. M. de O., & Cá, T. G. dos S. (2021). Distanciamentos e aproximações da família no ensino remoto. Educação Por Escrito, 12(1), e41102. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41102

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios

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