Múltiplos olhares de estudantes de um curso de licenciatura sobre a docência orientada: reflexões necessárias.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30397

Palavras-chave:

Educação Superior, Docência Orientada, Formação Docente

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre Docência Orientada desenvolvida em uma Universidade Federal de ensino localizada no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral proposto foi investigar as percepções dos estudantes de um curso de licenciatura em relação à Docência Orientada. Optou-se por um enfoque qualitativo de caráter exploratório-descritivo. A análise dos dados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), sendo apresentados em duas categorias: 1) Docência Orientada e as estratégias de ensino e 2) Dimensões da Docência sob a perspectiva dos estudantes. Concluiu-se que a Docência Orientada contribuiu para a apropriação dos conhecimentos ensinados durante a disciplina, principalmente pela presença de três docentes na sala, e que ainda é necessário fazer ajustes em relação à forma de apresentação da Docência Orientada proposta aos estudantes da Graduação, sendo importante a ampliação do exercício desta diante do potencial formativo para todos os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Carloto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação

Sandra Regina Costa Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação

Silvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 28 nov. 2016.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FRANCO, M. A. S. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 109-126, jan./abr. 2008a.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev.ampl. São Paulo: Cortez, 2008b.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Os sete saberes necessários à prática educativa. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

OLIVEIRA, C. C.; VASCONCELLOS, M. M. M. A formação pedagógica institucional para a docência na Educação Superior. Revista Interface Botucatu, São Paulo, v. 15, n. 39, p. 1011-1024, out./dez. 2011.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução: Cláudia Schilling e Fátima Murad. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PERRENOUD, P. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nilson Jose; ALESSANDRINI, Cristina Dias (Orgs.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. 1. ed. Porto Alegre: Artmed. Trad. Claudia Schilling e Fatima Murad, 2002.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de F. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. H.; LUCIO, P. B. Metodologia da Pesquisa. Trad. Daisy Vaz de Moraes. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. 2. ed. Campinas, SP: Papitus, 2012.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

da Silva, M. C., Pereira, S. R. C., & Pavão, S. M. de O. (2020). Múltiplos olhares de estudantes de um curso de licenciatura sobre a docência orientada: reflexões necessárias. Educação Por Escrito, 10(2), e30397. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30397

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)